A entrada dos irmãos Batistas em empresa da bolsa, segundo jornal

Os irmãos Joesley e Wesley Batistas, conhecidos por serem controladores da JBS (JBSS32), podem estar de olho em outra companhia, segundo apuração do Valor Econômico.
Trata-se da Usiminas (USIM5). De acordo com o jornal, os Batistas teriam comprado parte da participação da CSN (CSNA3) na companhia.
Mais cedo, a CSN informou ao mercado a venda de 35 milhões de ações ordinárias e 27 milhões de ações preferenciais da Usiminas para a Globe Investimentos.
- E MAIS: Selic mantida em 15% – entenda como isso afeta os seus investimentos
Segundo o jornal, a Globe seria um braço financeiro dos Batistas.
Ainda de acordo com apuração, os irmãos não estariam interessados em seguir elevando participação na Usiminas — com a aquisição, a Globe passou a deter 4,99% da empresa.
Após a transação, a CSN reduziu de 12,91% para 7,92% sua participação na siderúrgica.
O jornal tentou contato com os citados, mas não houve resposta.
Já a Usiminas disse que não comentaria além do comunicado de redução de participação acionária relevante enviado à CVM.
A novela CSN e Usiminas
As duas companhias estão em um imbróglio que se estende por mais de uma década.
No último mês, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deu 60 dias para que a CSN mostre um “plano de venda” para a Usiminas, sustentando a posição de que a participação é prejudicial para a concorrência.
A decisão aborda um litígio de 2014, quando a autarquia determinou já naquela época que a companhia se desfizesse de ações, visando evitar uma concentração excessiva no setor de siderurgia.