Coluna do Heverton Peixoto

A nova fronteira do bancassurance está na ponta dos dedos dos clientes

04 jan 2023, 19:12 - atualizado em 04 jan 2023, 19:12
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“A nova geração de consumidores está ávida por adquirir produtos e serviços de forma rápida, prática e instantânea, através de plataformas e aplicativos online”, explica Heverton Peixoto (Imagem: Pixabay/ Pexels)

Conhecido por unir a expertise dos mercados de seguro e financeiro, o modelo bancassurance vive uma nova era. O avanço da tecnologia, a popularização do uso dos smartphones para a realização de transações financeiras e a inteligência artificial potencializam as operações e abrem caminho para uma nova relação de consumo com o cliente.

O mercado de seguros está em expansão e tem espaço para crescer. Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CnSeg), entre janeiro e outubro de 2022, o pagamento de indenizações, benefícios, resgates e sorteios somou R$ 182,9 bilhões, alta de 18% na comparação com o mesmo período do ano anterior, sem considerar Saúde Suplementar.

Diante desse cenário de crescimento do mercado de seguros, somado às rápidas e intensas transformações tecnológicas, não há melhor momento para vender um seguro mobile do que nas plataformas de venda de celulares. Isso vale tanto para a venda de seguros residenciais e de veículos, quanto para a oferta de financiamento imobiliário.

Neste sentido, surge a visão já consolidada de que a melhor oferta de seguros ocorre em parceria com instituições que financiam bens ou com varejistas. No último caso, a venda do seguro ocorre no momento em que o cliente adquire o produto de alto valor agregado na rede de varejo.

Esse movimento se dá, principalmente, pela necessidade de três elementos fundamentais para o sucesso da venda de seguros: tráfego, contexto e relevância.

Até o início deste século, o único momento que apresentava estes três elementos e possibilitava a oferta de seguros era a venda ou o crédito. Entretanto, o avanço da tecnologia e a conectividade proporcionaram a expansão e, talvez, a transformação desta visão histórica. Afinal, onde se tem o melhor contexto e tráfego para um seguro auto que o próprio carro smart conectado a plataformas de automação?

Isto é, na medida em que a conectividade e a internet das coisas (IoT) deixam de estar somente na classe A+ e começam a se popularizar, uma nova geração chega com menor vínculo com os bancos e com suas varejistas prediletas. O avanço da tecnologia 5G pelas principais cidades do país contribui para a expansão da conectividade.

Com isso, abre-se a possibilidade de expandir o modelo tradicional de bancassurance. Os bancos e varejistas ainda terão muita relevância, mas outras possibilidades de parcerias e plataformas começarão a surgir, rompendo fronteiras e limites geográficos. Ou seja, há espaço para a inovação tecnológica, embora os canais tradicionais ainda tenham a preferência de uma parcela de público mais conservador e de pouca familiaridade com a tecnologia.

Open Insurance facilitou expansão do bancassurance 2.0

Para os consumidores que estão atentos aos avanços tecnológicos, ofertas simples aliadas ao open insurance e o entendimento do cliente serão bem-vindas. O open insurance possibilitou a quebra de barreiras e facilitou a expansão do bancassurance 2.0, proporcionando melhora da oferta e do custo para uma nova geração de consumidores.

Além disso, o open insurance viabiliza às instituições do segmento de seguros a possibilidade de trabalharem em conjunto, oferecendo produtos mais customizados e uma nova experiência aos seus clientes, a partir da inovação em aplicações, serviços e modelos de negócio.

Portanto, a nova geração de consumidores está ávida por adquirir produtos e serviços de forma rápida, prática e instantânea, através de plataformas e aplicativos online. As ferramentas se comunicam entre si e oferecem mais praticidade e facilidade ao cliente, que pode contratar o seguro sem sair de casa, somente conectado a plataformas mobile 100% digital.

Não há dúvidas que é preciso se preparar para atender a uma demanda cada vez mais crescente por tecnologia. A conectividade amplia a oferta de seguros com base no perfil do cliente e do seu momento de vida, revolucionando o mercado de seguros que conhecemos atualmente. É um momento de disrupção e de uma nova era para o setor. O futuro já chegou.

Heverton Peixoto é graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por 4 anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e 1 ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.

CEO da Omni
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
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