Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

A riqueza de uma nação é a sua produtividade!

19/09/2020 - 10:05
Tecnologia, Computador, Chip, Hardware
Segundo Paulo Gala, o processo de aumento de produtividade de uma economia depende do tipo de produto que um país é capaz de produzir (Imagem: Unsplash/@magnusengo)

A produtividade de uma economia depende de sua configuração setorial. Não se trata então de educar mais ou até mesmo capacitar mais os trabalhadores; se trata de estimular e desenvolver os setores corretos.

O padrão de especialização produtiva de uma economia é chave para entender o processo de aumento de produtividade. Ser produtivo significa dominar tecnologias avançadas de produção e criar capacidades e competências locais nos setores corretos.

Produzir castanhas de caju ou chips de computador, carros ou sapatos, bananas ou computadores faz diferença. Ou seja, o processo de aumento de produtividade de uma economia não é setor-neutro (depende da composição de agricultura, serviços e indústria do PIB) e depende do tipo de produto que um país é capaz de produzir.

A produtividade da economia não depende dos indivíduos, é algo sistêmico. Trabalhadores inseridos em setores tecnologicamente sofisticados serão produtivos devido às características intrínsecas do setor e não a dos trabalhadores.

Gravei um vídeo sobre o tema:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 15/09/2020 - 19:44