Bitcoin (BTC)

A tokenização do mercado esportivo

29 out 2018, 21:55 - atualizado em 06 nov 2018, 21:37

A indústria do futebol ou, como os americanos preferem dizer, a indústria do “football”, vem lentamente adotando criptomoedas. Embaixadores da marca, comerciais da blockchain durante o intervalo, patrocínio de camisas e propagandas de embarque comercial criptografado são algumas das tendências que estamos vendo na indústria mundial do futebol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste artigo, vou elaborar sobre a indústria e as tendências que estamos vendo atualmente. Espero que a adoção da criptomoeda na indústria do futebol continue a crescer, pois ainda há muitos projetos que levantaram uma enorme quantidade de fundos, dos quais uma grande parte será direcionada para o marketing.

 

Lionel Messi, por alguns considerado, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, tornou-se um embaixador da marca para o Sirin Labs. O Sirin Labs, fabricante de dispositivos de hardware baseado em blockchain, levantou US $ 157.000.000 para desenvolver e comercializar vários dispositivos inteligentes altamente seguros, como seu smartphone blockchain, com uma carteira fria embutida, chamada FINNEY ™ uma referência ao suposto criador do Bitcoin, Hal Finney.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O belga, Eden Hazard e o argentino Sergio Aguero uniram forças para promover a plataforma de tokenização, que visa construir um blockchain focado no lançamento de aplicativos digitais relacionados a esportes.

O ex-jogador do Chelsea, Didier Drogba, tornou-se um embaixador da marca para a plataforma All Sports Chains, que se concentra em operações baseadas na tokenização do esporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado de predição de resultados também está aquecido e já conta com garotos propagandas também do futebol, como Luiz Suarez, da seleção uruguaia.

 

 

Comerciais e patrocínios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Hdac, uma subsidiária da Hyundai baseada na Internet das Coisas (IoT), lançou um ICO no ano passado para levantar capital para sua inovadora plataforma blockchain. Durante a Copa do Mundo da FIFA na Rússia, eles mostraram seu comercial durante o intervalo:

Plataforma de investimento online  eToro, que tem uma base de usuários de 9 milhões de usuários em todo o mundo, assinou um contrato com a Liga Inglesa para diversas atividades patrocinadas. Além de investimentos regulares, o eToro também oferece o comércio de criptomoedas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma de câmbio de ativos digitais COSS também tem anunciado na Liga Italiana de Futebol da Série A.

O projeto Libereum que quer se concentrar no crescimento de uma grande rede na indústria do esporte e quer comprar o holandês JodaFC, como parte sua estratégia de se criar uma liga no qual a adoção de tecnologias baseadas em blockchain e tokens serão a base dos negócios.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Wolverhampton Wanderers FC associou-se a CoinDeal, uma exchange polonesa. A partir desta temporada, a CoinDeal será seu patrocinador de camisetas.

Além de ‘The Wolves’, o Arsenal também tem um patrocinador ligado à criptomoedas que é o site de apostas CashBet.

 

Uma equipe do Gibraltar Premier Division, o Gibraltar United será o primeiro clube de futebol que pagará os seus jogadores com tokens, a partir da próxima temporada. Os tokens são do projeto Quantocoin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O token Quantocoin que o Gibraltar United usará para pagar jogadores foi construído no blockchain Waves. O projeto ainda não terminou sua fase de ICO. Foi lançado no mês de julho e durará até o final de abril de 2019.

O NewsBTC relatou na equipe da NBA o Sacramento Kings se tornando o primeiro clube esportivo profissional a minerar cryptomoedas. A equipe criou um data center dentro de sua arena de última geração dedicada a arrecadar dinheiro através da mineração de ethereum para ajudar causas de caridade locais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Major League Baseball juntamente com a Lucid Sight lançaram um jogo comercial colecionável na rede Ethereum, o MBL Crypto Baseball. Os Dodgers de Los Angeles, também embarcaram no projeto, lançando um token próprio além do jogo.

Jogadores de futebol com seu próprio token?

A plataforma SelfSell, que tem como objetivo tokenizar as pessoas, permitiu que James Rodriguez lançasse seu próprio token, o JR10. A Selfsell também lançará a SelfDax, uma exchange descentralizada que permite que tokens personalizados da SelfSell sejam negociados na plataforma. O JR10 será um dos tokens que podem ser negociados na bolsa. O objetivo do token JR10 e seu principal benefício para os detentores e ainda não foram tornados públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-jogador da seleção inglesa, Michael Owen, também está lançando seu próprio token, convenientemente chamado de OWN. Está cotado em US$ 10, – por token. Michael Owen investiu pesado em projetos de criptomoeda, como o Global Crypto Offering Exchange (GCOX) baseado em Cingapura.

ICOs

A London Football Exchange (LFE) executou um ICO na qual supostamente arrecadou mais de 70.000.000 dólares no início deste ano para lançar a primeira Bolsa de Valores do Mundo de Futebol do mundo. Eles planejaram levantar US$ 350.000.000, já que era o hardcap do projeto.

Dois clubes de futebol do Reino Unido, Newcastle United e Cardiff City estão pesquisando a possibilidade de lançar um ICO também. Ambos os clubes não estão na melhor posição financeira, então pediram à SportyCo, plataforma de investimento esportivo e financiamento, que estudasse a opção de lançar um ICO para os clubes. Os tokens serão classficados como Security Tokens(STO), o que significa que os investidores obteriam valor real na forma de ações da empresa, dividendos ou poder de decisão. Leia mais sobre STO aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SportyCo também está envolvida com o ICO do Avai Futebol Clube para arrecadar 20 milhões de dólares na venda do seu token, o AVAI. Como noticiamos em primeira aqui nesse portal. Ronaldinho Gaúcho também lançou seu próprio token e faz parte do board do SportyCo.

De acordo com o anúncio de lançamento, a Ronaldinho Soccer Coin será utilizada para projetos ligados ao futebol. Veja o vídeo de lançamento:

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inicialmente, a moeda lançado pelo Ronaldinho Gaúcho também patrocinará “estádios virtuais”, que realizarão disputas de e-sports. Além disso, a iniciativa afirma que estabelecerá parcerias para utilizar tecnologias como inteligência artificial e realidade virtual.

Em julho, o Atlético Paranaense estabeleceu uma parceria com a empresa Inoovi para trabalhar com criptomoeda própria, a IVI. De acordo com a ESPN, ainda não está certo como o Atlético-PR fará uso da IVI, mas o clube divulgou que “planeja realizar contratações e pagar salários com moeda virtual”.

A socios.com está iniciando uma Oferta de Token de Fã (FTO) para o Paris Saint Germain, no qual eles arrecadam dinheiro em troca de tokens de utilidade.

Futuro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma base de fãs de cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, a indústria do futebol pode ser um grande fator para acelerar a adoção das criptomoedas e serviços e produtos financeiros relacionados. Fortalecendo assim a Criptoeconomia.

 

Invista e compre Bitcoin na BrasilBitcoin.

                         
Siga-nos no Telegram   no Instagram no WhatsApp   no Twitter

 

www.cryptowatch.com.br

 

Compartilhar

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
cryptowatch@moneytimes.com.br
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.