Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Abrafrigo quer a OMC acionada em defesa da carne contra ações de controle europeias

15/09/2020 - 12:29
Gado Boi
Europa amplia tentativa de impor barreiras à carne bovina brasileira (Imagem: Arquivo/Agência Brasil/ASCOM ADEPARÁ)

O governo do Reino Unido abriu consulta pública para decidir sobre novas exigências de controles sobre importadores de produtos agropecuários potencialmente relacionados ao desmatamento florestal e está gerando mais apreensão ao setor de carnes.

A Organização Mundial de Comércio (OMC) é o caminho para contrapor, podendo ser entendido como tentativa de imposição de barreira não-tarifária.

Em ofício ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Abrafrigo, que representa 50% da carne bovina processada, pede esforços nesse sentido ao governo para demostrar potenciais prejuízos causados e, mais outra vez, mostrar o rigor da legislação brasileira.

A Associação Brasileira da Indústria de Frigoríficos (Abrafrigo) teme um efeito dominó em toda Europa, já alarmada com as notícias vindas do Brasil quanto aos incêndios na Amazônia e Pantanal. Ademais, consolidando procedimentos e certificações mais rigorosas aos frigoríficos.

“Preocupante é o fato de que esse modelo de legislação, proposto pelo Reino Unido, possa ser adotado também por outros importantes parceiros comerciais do Brasil, o que poderá levar a perdas incalculáveis ao agronegócio e ao comércio exterior brasileiro”, assina Péricles Salazar, presidente da entidade.

 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , , ,

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 15/09/2020 - 12:58