BusinessTimes

Ação da Vale tem potencial de 55%, aponta Inter Research

07 out 2020, 13:32 - atualizado em 07 out 2020, 13:50
Vale Itabira VALE3
Além de ser a maior produtora de minério de ferro e pelotas do mundo, a Vale tem procurado investir na qualidade do seu portfólio (Imagem: Janaina Duarte/Vale)

O Inter Research iniciou a cobertura do setor de mineração, com foco na participação do Brasil no segmento por meio da Vale (VALE3). Levando em consideração as vantagens futuras do portfólio de produtos premium da companhia, os analistas defenderam a compra do papel, com preço-alvo para o fim de 2021 de R$ 91 (potencial de 55% em relação ao valor do último fechamento). A recomendação vale para a ADR (American Depositary Receipt) também, com preço-alvo indicado de US$ 17.

Sendo a maior produtora de minério de ferro e pelotas do mundo, a Vale tem procurado investir na qualidade do seu portfólio. A mineradora procurou reorganizar seus negócios, estendendo a qualidade vista na produção do minério de ferro até o níquel e o cobre.

“A Vale produz níquel e cobre de elevada qualidade, principalmente utilizado em galvanização e baterias, o que pode vir a se tornar uma avenida de crescimento exponencial conforme cresce a necessidade de armazenamento de energia, com o advento dos carros elétricos e o avanço da Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things – IoT)”, disse Gabriela Cortez Joubert, autora do relatório divulgado nesta quarta-feira (7).

Vale
“Após os acontecimentos de Mariana, com a Samarco e, mais recentemente, Brumadinho, entendemos que a companhia caminha, de fato, para se tornar uma empresa mais segura e responsável social e ambientalmente”, comentou o Inter Research (Imagem: REUTERS/Washington Alves)

A companhia também tem se preocupado cada vez mais com questões sociais e ambientais. Com o objetivo de compartilhar suas iniciativas, a empresa criou o Portal ESG baseado em garantir segurança, promover projetos sociais, reparar os danos causados em Brumadinho, transformar sua unidade de negócios de metais básicos e investir na sustentabilidade da produção.

“Após os acontecimentos de Mariana, com a Samarco e, mais recentemente, Brumadinho, entendemos que a companhia caminha, de fato, para se tornar uma empresa mais segura e responsável social e ambientalmente”, comentou Joubert.

Embora a Vale esteja melhorando seus princípios, o Inter Research chamou atenção para algumas operações da mineradora que servem como “redutores de caixa”. É o caso da unidade em Nova Caledônia, que teve sua produção interrompida no segundo trimestre do ano e não foi vendida para a New Century Resources (NCZ).

O Inter Research disse que vai acompanhar de perto o plano para solucionar esses “redutores”. No mais, a boa perspectiva sobre a geração de caixa e, consequentemente, o pagamento de dividendos foi defendida, apesar dos riscos envolvendo os preços das commodities e as mudanças regulatórias no Brasil.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.