BusinessTimes

Ação de “petroleira esquecida” pode saltar 48% ainda em 2022, estima BofA

27 jul 2022, 13:25 - atualizado em 27 jul 2022, 13:27
Enauta dividendos
Enauta: o anúncio melhora a percepção do potencial de longo prazo do campo de Atlanta (Imagem: Divulgação/ Enauta)

Longe dos holofotes da Petrobras (PETR3;PETR4), PetroRio (PRIO3) e até da 3R Petroleum (RRRP3), a Enauta (ENAT3) pode surpreender e saltar 48% ainda em 2022, estima o Bank of America em relatório enviado a clientes.

O banco tem recomendação de compra para as ações, com preço-alvo de R$ 26.

“Esperamos que a ação se beneficie dos efeitos importantes dos preços mais altos do petróleo nos lucros e dos efeitos positivos dos desenvolvimentos anunciados recentemente que melhoraram as perspectivas para o campo de Atlanta no médio e longo prazo”, afirma.

O banco lembra que com a prorrogação do contrato do sistema de produção antecipada por até dois anos (de maio de 2023 a maio de 2024), a empresa não precisará mais interromper a produção por 12 a 18 meses em 2023-2024 antes da instalação do novo sistema permanente.

Em maio, a companhia obteve da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a aprovação do novo plano de desenvolvimento e a prorrogação contratual por mais 11 anos do campo de Atlanta, operado exclusivamente pela Enauta.

“O maior potencial de reserva e a recente extensão da vida da concessão do campo de Atlanta até 2044 devem melhorar a visibilidade de longo prazo para a Enauta. Ao mesmo tempo, a diversificação de ativos e os desafios operacionais continuam sendo os principais riscos”, completa.

Aumento de reservas da Enauta

Em comunicado entregue ao mercado na última terça-feira (26), a petroleira informou que a acumulação no campo passou de 105,7 milhões de barris em 31 de dezembro de 2021 para 155,7 milhões de barris de óleo em 30 de junho de 2022.

O novo relatório de reserva também contempla a perfuração de quatro novos poços até o final da década, além de seis poços que foram considerados no relatório de reserva anterior e com previsão de início de produção em 2024, com a entrada em operação do Sistema de Desenvolvimento Integral (FSD).

“Vemos a notícia como positiva para a Enauta com uma visão de longo prazo. Com o anúncio da ANP em 19 de maio, a empresa já havia indicado sua expectativa de que os recursos contingentes pudessem ser reclassificados, o que poderia resultar em aumento de reservas de 35%”, ressalta.

Para o BofA, o anúncio melhora a percepção do potencial de longo prazo do campo de Atlanta, que tem sido uma das principais preocupações do mercado relacionadas à tese de investimento da Enauta.

No ano, as ações da Enauta sobem 30%.

🏆Money Times é Top 9 em Investimentos!🏆

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.