Empresas

Ação do GPA (PCAR3) desaba 26% com ‘spin-off’ do Éxito

23 ago 2023, 11:39 - atualizado em 23 ago 2023, 11:45
Exito, GPA
Crédito dos BDRs ocorrerá em 25 de agosto. (Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez)

As ações do GPA (PCAR3) chegaram a desabar quase 26% nesta quarta-feira (23), com a cisão de parte da participação do grupo no colombiano Éxito por meio de uma redução de capital.

A companhia inicia a distribuição para seus acionistas das ações que possui no Éxito. Depois da operação, a varejista colombiana passará a ter um free-float de 53% vs. 3,5% anteriormente.

Por volta de 11h30, os papéis do GPA caíam

Operação do GPA

A operação previa a entrega pelo GPA aos seus acionistas de 1.080.556.276 ações do Éxito de propriedade da companhia, na proporção de 4 ações do Éxito para cada ação do GPA — na forma de BDR e ADRs, com condições específicas em cada caso.

Essas ações representam aproximadamente 83% da participação do GPA no capital social do Éxito.

De acordo com o calendário divulgado pelo GPA, a data de corte para a distribuição dos BDRs aos acionistas do GPA era 22 de agosto. A partir desta quarta-feira, as ações do GPA passam a ser negociadas “ex-direito ao recebimento de BDRs”.

O crédito dos BDRs ocorrerá em 25 de agosto.

Em razão da operação, os preços das ações do GPA para o leilão de abertura consideraram o valor patrimonial.

Analistas consideram o “spin-off” positivo, avaliando que a operação irá destravar valor na rede de varejo brasileira, com expansão de múltiplos, aproximando-se de seus pares.

*Com informações da Reuters 

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.