Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ações blue chips valem a pena?

25/02/2020 - 17:05
Mercados Ibovespa
As blue chips são procuradas por muitos investidores e são destacadas sendo as melhores ações para se investir quando a empresa está consolidada no setor em que atua (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Um jogo muito comum nos cassinos é o Poker e neste jogo de cartas as fichas mais valiosas da mesa são as azuis denominas blue chips. Em função disso, surgiu a expressão: ações blue chips, que no mercado financeiro, foi empregado para categorizar as ações que seriam de  “primeira linha”.

No passado, as ações consideradas blue chips, eram frequentemente as empresas que detinham os maiores valores de mercado. Entretanto, esse conceito não é mais aplicável e, hoje há uma análise mais detalhada para decodificar se uma ação é de fato blue chip ou não. Tornando a identificação bem mais subjetiva.

Importante destacar que não existe uma lista formal em que a B3 defina de maneira oficial quais são essas ações blue chips, embora elas geralmente sejam constituintes do Índice Bovespa, consideradas como as ações com a maior qualidade do Brasil.

As blue chips são procuradas por muitos investidores e são destacadas sendo as melhores ações para se investir quando a empresa está consolidada no setor em que atua. Mas, sem dúvidas não são à prova de falhas, uma vez que renda variável envolve muitos riscos.

Como tudo na economia depende, o cenário econômico mundial pode interferir, e muito, o desenvolvimento do setor no qual a empresa está inserida. Algumas empresas foram nocauteadas, no século 20, com a crise de 1929. Demorou alguns anos para que elas se recuperassem de fato.

Este acontecimento também atingiu o Brasil, isso porque os Estados Unidos eram o principal comprador do café brasileiro. Devido a crise, a importação do item despencou e o preço caiu consideravelmente. Isso fez com que o Estado interviesse na economia impactando ainda mais as ações brasileiras.

Identificando uma Blue Chip

Essas ações são de empresas gigantes com reputação sólida. Pense em Apple, Intel e Wal-Mart. Já as brasileiras seriam Vale, Petrobras, Itaú e tantas outras corporações financeiramente adequadas com ganhos confiáveis que normalmente pagam aos investidores dividendos.

Mercados
Atualmente, o termo é mais empregado para fazer referência à liquidez da ação, bem como a apresentação de bons fundamentos e lucros (Imagem: Unsplash/@jsnbrsc)

Atualmente este termo é mais empregado para fazer referência à liquidez da ação, bem como a apresentação de bons fundamentos e lucros.

Em uma análise mais subjetiva existem alguns pontos de convergência entre as ações blue chip que são:

  • Ampla distribuição (e periodicidade) de lucros ou elevado payout
  • Ótima gestão corporativa medido pelo nível de governança;
  • Alta liquidez  e valor no mercado;
  • Expansão de forma contínua dos lucros;

Vantagens de se investir em Blue Chips

É extremamente raro companhias blue chip irem à ruína. Significando, portanto, que há menos riscos da empresa não se recuperar após um forte declínio de preços pois são mais estáveis.

Para o investidor, é interessante iniciar na renda variável através das ações fracionadas, para experimentar como funciona a volatilidade do ativo, ações fracionadas permitem que o investidor adquira poucas unidades da ação e não um lote de 100 ações.

Investir em empresas com negócios sólidos no longo prazo faz muita diferença, pois a maior parte delas já tem uma grande vantagem competitiva com relação às demais. Isso faz com que se torne mais complexo o trabalho dos concorrentes para ultrapassar a blue chip. Acarretando em mais lucro para o acionista.

Desvantagens

Esse tipo de ação não cresce tão rapidamente como as outras se comparadas com small caps e mid caps que são menores e com expansão mais rápida, pois há menos espaço para o crescimento tendo em vista que já está em um setor consolidado na maioria das vezes com dominação do mercado

Outra desvantagem é que com o avanço da tecnologia essa estabilidade das blue chips pode ter um prazo de validade, tendo em vista que as tendências de consumo estão mudando. Como por exemplo a Netflix que revolucionou o mercado. Trazendo à tona a ideia que os meios tradicionais podem ser alterados e devemos ficar atentos a essas mudanças.

Importância

Uma das formas de identificar como está o desenvolvimento do mercado é através das blue chips. Elas acabam sendo um parâmetro para verificar se o mercado está performando de forma positiva quando a uma valorização das ações ou negativa quando há abalos no mercado financeiro.

Fique sempre de olho em como está o desempenho das principais ações para ter uma visão mais panorâmica do Brasil e do mundo no tocante à economia. Lembrando que o cenário econômico influencia bastante nas oscilações.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 25/02/2020 - 16:33