Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ações da Copel encerram pregão com forte queda após governança ser colocada em risco

Lucas Eurico Simões
11/01/2021 - 18:52
O mercado reagiu negativamente à carta imposta pelo governo do Paraná sob a Copel (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Os papéis da Copel (CPLE3; CPLE5; CPLE6) apresentaram nesta segunda-feira (11) pior performance que o Ibovespa (IBOV), principal índice da Bolsa brasileira, que também operou em baixa, após seguidos pregões positivos.

As ações preferenciais da companhia (CPLE6) fecharam com queda de 5,47%, negociadas a R$ 69,31. Já o Ibovespa cedeu 1,46%, aos 123.255,13 pontos.

O mercado reagiu negativamente à carta imposta pelo governo do Paraná, acionista controlador da companhia elétrica, cujo teor é interpretado como uma ameaça direta à governança corporativa da Copel.

Adicionalmente, a carta divulgada, na última sexta-feira (8), solicita distribuição de dividendos extraordinários no maior valor possível levando-se em consideração as necessidades de fluxo de caixa da Copel ao longo de 2021.

Para a XP Investimentos, a impressão que fica é que o Governo do Estado quer extrair recursos da companhia antes de vender parte de sua posição em uma oferta secundária ao mexer na política de dividendos da Copel.

Última atualização por Diana Cheng - 11/01/2021 - 18:52

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web