BusinessTimes

Ações de farmacêutica Gilead disparam com expectativa sobre droga contra Covid-19

17 abr 2020, 17:55 - atualizado em 17 abr 2020, 17:55
Gilead
Mas analistas e a empresa fizeram alerta sobre conclusões em relação à notícia publicada no site especializado STAT (Imagem: REUTERS/Stephen Lam)

As ações da farmacêutica Gilead subiram quase 10% nesta sexta-feira, após notícia de que pacientes de Covid-19 tratados com uma droga experimental da companhia, remdesivir, mostraram rápida recuperação dos sintomas de febre e problemas respiratórios em testes clínicos.

Atualmente não há tratamentos ou vacinas aprovados contra o coronavírus, que infectou mais de 2 milhões de pessoas no mundo, segundo cálculos da Reuters.

O remdesivir é um entre vários tratamentos que conseguiram capturar atenção dos investidores.

Mas analistas e a empresa fizeram alerta sobre conclusões em relação à notícia publicada no site especializado STAT.

A Gilead disse que todos os dados do teste precisam ser analisados e que espera publicar resultados da pesquisa com pacientes graves no fim de abril, além de dados sobre outros testes em maio.

A notícia afirma que hospital da Universidade de Medicina de Chicago estava registrando rápidos retrocessos em sintomas de febre e respiratórios de pacientes de Covid-19 em uma pesquisa em que a droga da Gilead foi utilizada.

“Apesar da notícia pintar um quadro bonito, acreditamos que a publicação mostra falta de análise crítica”, disse o analista Brian Skorney, da Baird.

Skorney afirmou que investidores que buscam uma conclusão definitiva provavelmente vão se decepcionar uma vez que o estudo não tem grupo de controle.

As ações da Gilead, que acumulam valorização de 17,8% este ano, fecharam esta sexta-feira em alta de 9,7%.

“Sem dúvida haverá anúncios de cautela emitidos por várias autoridades científicas sobre a validade do conjunto parcial de resultados de um teste pequeno”, disse Jeffrey Halley, analista da OANDA.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.