Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Acordo Boeing-Embraer enfrenta novos obstáculos

31/07/2018 - 10:25

Por Investing.com – O acordo entre a Embraer (EMBR3) e Boeing, para a formação de uma joint-venture, deve passar por difíceis obstáculos antes de sua aprovação. Ontem, a fabricante brasileira afirmou ter sido intimada a se manifestar sobre uma ação civil pública que pede a suspensão dos negócios com a companhia americana.

Além disso, os acionistas minoritários da Embraer, que entendem que serão prejudicados pelos negócios, já iniciaram a conversação com escritórios de advocacia para questionar os temos do acordo firmado entre as companhias.

De acordo com a Coluna do Broad, o modelo que cria uma joint-venture, fez com que os minoritários entendessem que ao invés de uma parceria o negócio é na verdade uma venda disfarçada, que na prática dispararia uma oferta pública de aquisição (OPA) para os minoritários.

Segundo a publicação, uma das bancas consultadas foi a Leoni Siqueira Advogados, liderada por Carlos Leoni Siqueira que, nos anos 90, foi responsável pela gestão dos investimentos realizados pelo Grupo Bozano em diversas empresas que foram privatizadas, incluindo a própria Embraer. Siqueira chegou a ser presidente do Conselho de Administração da companhia.

A reportagem informa que o fiel da balança da demanda dos minoritários deve ser a Previ, que faz parte do grupo com quase 4% das ações.

A coluna lembra que em 2006, uma história parecida aconteceu no acordo entre a Mittal e Arcelor. A Mittal, depois de muita disputa, teve que estender a oferta aos acionistas da controlada, a Arcelor Brasil. No caso, a Previ tomou posição publicamente e liderou os minoritários para exigirem a mesma metodologia de cálculo utilizada na aquisição do controle da Arcelor Europa pela Mittal Steel.

Ação Civil Pública

Segundo fato relevante, a Embraer foi intimada a se manifestar por escrito sobre a ação popular proposta pelos deputados petistas Paulo Pimenta (RS), Carlos Zarattini (SP), Nelson Pellegrino (BA) e Vicente Cândido (SP).

“Os autores pediram liminarmente, dentre outros, a suspensão de referidas negociações”, diz trecho do documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no qual a Embraer diz que adotará as medidas para exercer seu direito de defesa.

As companhias anunciaram neste mês um acordo preliminar por meio do qual a norte-americana Boeing assumirá o controle da divisão de aviação comercial da Embraer através da criação de uma joint venture de 4,75 bilhões de dólares.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 31/07/2018 - 10:25

Cotações Crypto
Pela Web