Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Açu Petróleo retoma planos de IPO de olho em exportações em alta

23/06/2021 - 19:06
Açú Petróleo
A Açu Petróleo busca aproveitar as crescentes exportações de petróleo brasileiras (Imagem: Divulgação/ Açú Petróleo)

A Açu Petróleo vai retomar os planos de uma oferta pública inicial já no final do ano para financiar a expansão, disse o CEO da operadora de terminais de petróleo, Victor Bomfim.

A empresa, uma joint venture entre Prumo Logística e Oiltanking, usaria os recursos do IPO para financiar um projeto de tanque de armazenamento de R$ 2,5 bilhões nas instalações no Rio de Janeiro para se conectar com a rede de oleodutos do Brasil, disse Bomfim em entrevista na terça-feira. A Açu Petróleo retoma os planos para abrir o capital depois de ter adiado o IPO em janeiro devido às condições desfavoráveis do mercado.

A Açu Petróleo busca aproveitar as crescentes exportações de petróleo brasileiras. O terminal da empresa no Porto do Açu fica próximo às duas principais bacias petrolíferas offshore do Brasil e movimenta 25% das exportações de petróleo do país. Seus principais clientes incluem a Royal Dutch Shell e Petrobras. A licença da empresa permite a movimentação de 1,2 milhão de barris por dia, e as exportações do terminal devem chegar a 400 mil barris por dia este ano.

“Somos os únicos com capacidade”, disse Bomfim. “A produção no Brasil tem aumentado, e o parque de refino se manteve constante, então todo o crescimento tem que ser exportado.”

As exportações de petróleo do Brasil devem dobrar em cinco a sete anos, à medida que a Petrobras e outros produtores desenvolvem as descobertas offshore existentes, afirmou.

A Açu Petróleo poderia vender uma participação minoritária no IPO, com a a Prumo e Oiltanking permanecendo como acionistas controladores, disse Bomfim. Se as condições forem desfavoráveis para uma oferta pública inicial, a empresa buscará outras fontes de financiamento para a expansão, acrescentou.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 23/06/2021 - 19:06

Pela Web