Aeroportos

Aeroporto privado internacional: O que é, onde fica e quem pode usar?

15 maio 2023, 16:00 - atualizado em 15 maio 2023, 16:00
Aeroporto privado internacional
Primeiro aeroporto privado internacional do Brasil foi inaugurado em 2019 (Imagem: Reuters/Roosevelt Cassio)

O Catarina é o primeiro aeroporto privado internacional do Brasil, e viabiliza o acesso de empresários, artistas e outros viajantes da classe executiva aos seus destinos, em seus próprios aviões.

Inaugurado com dois hangares em dezembro de 2019, menos de quatro anos depois já conta com a construção do 12º hangar. O aeroporto fica localizado no interior do estado de São Paulo, na cidade de São Roque.

Com uma pista de 2.470 metros, é maior do que o Campo de Marte e Congonhas, ambos localizados na capital paulista.

Conforme informações da Folha de S. Paulo, o aeroporto privado internacional tem capacidade de operação de 200 mil voos por ano e recebe cerca de 800 por mês, sendo 15% internacionais.

À Folha, o CEO da JHSF, empresa que administra o Catarina, afirmou que ainda estão na metade do tamanho que o aeroporto terá.

O local busca oferecer combustível, manutenção e hangares para estacionamento, visando atender as demandas de donos de aviões. No entanto, a agilidade é a carta na manga do Catarina para atrair viajantes.

Sendo assim, a grande proposta do aeroporto é viabilizar a entrada e saída de maneira facilitada, sem a necessidade de enfrentar grandes filas e burocracias. Com isso, se dispensa a necessidade de chegar com 2 horas de antecedência, sendo possível chegar ao local minutos antes do embarque.

Quem busca pelo aeroporto privado internacional

Outro ponto-chave do Catarina é a discrição proporcionada aos viajantes, figuras que detém o próprio avião e, além da agilidade, buscam não chamar atenção. Dessa forma, os funcionários têm a recomendação de não fotografar os viajantes e seus aviões.

Silvio Santos, Luciano Hang e Elon Musk são algumas das figuras que já utilizaram o aeroporto Catarina.

O local conta com posto de controle de passaportes e entrada e saída do país, seguindo os procedimentos padrão de viagens internacionais aplicado nos demais aeroportos.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.