Economia

Agenda de sustentabilidade do BC prevê criação de linha financeira de liquidez sustentável

08 set 2020, 16:32 - atualizado em 08 set 2020, 16:32
Banco Central
Aprimoramento da definição do risco socioambiental e inclusão dos requisitos aplicáveis a todos os tipos de risco (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

A agenda de sustentabilidade do Banco Central prevê a criação de uma linha financeira de liquidez sustentável para instituições financeiras, tendo como garantia operações ou títulos de crédito privado, conforme apresentação divulgada pelo BC nesta terça-feira.

Esse pilar também será observado em relação às reservas internacionais, disse o BC, destacando que haverá a inclusão de critérios de sustentabilidade para seleção de contrapartes na gestão das reservas e para a seleção de investimento.

Na parte da regulação, o BC irá aprimorar regras que já existem para as instituições financeiras, para inclusão do conceito de risco climático, aprimoramento da definição do risco socioambiental e inclusão dos requisitos aplicáveis a todos os tipos de risco.

A agenda, lançada nesta terça-feira, também prevê a criação de um Bureau Verde do crédito rural e o estabelecimento de incentivos para o crédito rural verde, com aumento de até 20% nos limites de contratação para operações do crédito rural que reúnam características de sustentabilidade.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.