Agenda do Dia

Caixa começa a pagar R$ 12,7 bilhões de lucro do FGTS; veja a agenda desta quinta (27)

27 jul 2023, 8:04 - atualizado em 27 jul 2023, 8:04
Agência da Caixa na Faria Lima (Kaype Abreu/Money Times)
Agenda: Lá fora, tem decisão de juros do Banco Central Europeu e PIB do segundo trimestre nos Estados Unidos. (Kaype Abreu/Money Times)

A agenda hoje está movimentada, começando com a Caixa Econômica Federal, que vai começar a pagar aos trabalhadores 99% do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do ano passado. O percentual corresponde a R$ 12,7 bilhões.

Segundo o banco, cerca de 132 milhões de pessoas que tinham uma conta vinculada ao fundo com saldo no dia 31 de dezembro de 2022 têm direito a receber. O valor será proporcional ao saldo de cada conta, multiplicado pelo índice de 0,02461511.

Por aqui ainda tem Índice de Preços ao Produtor (IPP), confiança da indústria de julho e estoque de crédito do Banco Central de junho.

Lá fora, é a vez do Banco Central Europeu (BCE) decidir o futuro da sua política monetária – as expectativas são de alta de 0,25 ponto percentual. Além disso, também será divulgado a primeira leitura do Produto interno Bruto (PIB) do segundo trimestre nos Estados Unidos.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (27)

Horário País Indicador
08h30 Brasil Estatísticas Monetárias e de Crédito
09h00 Brasil IPP (Junho)
09h15 Zona do Euro Decisão da Taxa de Juros BCE (Julho)
09h30 EUA Pedidos Semanais por Seguro-Desemprego
09h30 EUA Índice de Preços do PIB (Trimestral)
09h30 EUA Estoques Mensais no Atacado
11h00 EUA Vendas Pendentes de Moradias (Junho)
14h00 Brasil CAGED (Junho)
20h30 Japão CPI (Julho)

Política

Ontem, em entrevista ao portal Metrópoles, o ministro Fernando Haddad afirmou que “o governo não quer fazer uma bancada, ou uma oposição, dentro do Banco Central”.

“Lá [no BC] não tem que ter oposição. Ali o objetivo é levar mais informações, interagir e aproximar mais”, disse. Ele ainda ressaltou ser a primeira vez que um governo assume com outro presidente do BC. “É uma passagem de bastão de um governo de extrema-direita para um governo democrático”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reduziu o ritmo de trabalho esta semana devido às dores que sente no quadril por causa de uma artrose. Ontem, ele cancelou a agenda de compromissos oficiais para realizar nova infiltração na região. Lula confirmou que irá se submeter a cirurgia para a colocação de uma prótese na cabeça do fêmur.

Confira a agenda de Lula desta quinta-feira (27)

Horário Programação Local
9h Reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Palácio da Alvorada
10h Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio da Alvorada
16h Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates Palácio da Alvorada

*Com Janaina de CamargoPedro Pligher

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin