Agenda do Dia

China decepciona com números de exportações e importações; confira a agenda desta sexta-feira (12)

12 abr 2024, 8:59 - atualizado em 12 abr 2024, 9:02
china-dados-importação-exportação
A queda procede de uma política monetária global ainda sem pressa de reduzir os juros. (Foto: glaborde7/ Pixabay)

A China apresentou números alfandegários fracos nesta sexta-feira (12), que mostram que as exportações e importações no país recuaram significativamente.

Os embarques da China caíram 7,5% no mês passado em relação ao ano anterior, marcando a maior queda desde agosto do ano passado, em comparação com uma previsão de retração de 2,3% em pesquisa da Reuters com economistas. Eles aumentaram 7,1% no período de janeiro a fevereiro.

Os dados mais baixos do que o esperado pelo mercado são explicados principalmente pela política monetária global que segue apertada. Com os juros nos Estados Unidos mantidos no patamar mais alto por mais tempo, as autoridades chinesas terão um bom desafio pela frente para reforçar a recuperação econômica.

Já as importações caíram 1,9% de março em relação ao ano anterior, em comparação com crescimento de 3,5% nos dois primeiros meses e expectativa de aumento de 1,4%. No primeiro trimestre, as importações aumentaram 1,5% em relação ao ano anterior.

Isso mostra que a demanda doméstica também está mais lenta, que foi reafirmada pela inflação mais fria do que o esperado na quinta-feira (11).

Confira a agenda do presidente Lula desta sexta-feira (12)

Horário Programação Local
9h15 Partida para Campo Grande Base Aérea de Brasília
9h35 Chegada a Campo Grande (-1h de fuso com relação ao horário de Brasília) Aeroporto Internacional de Campo Grande – Mato Grosso do Sul
10h Visita à planta frigorífica em Campo Grande (-1h de fuso com relação ao horário de Brasília) Rodovia BR-060 – Campo Grande
10h30 Ato de comemoração da habilitação de 38 frigoríficos para exportação de carnes para a China (-1h de fuso com relação ao horário de Brasília) Rodovia BR-060 – Campo Grande
13h30 Partida para São Paulo (-1h de fuso com relação ao horário de Brasília) Aeroporto Internacional de Campo Grande – Mato Grosso do Sul
15h50 Chegada a São Paulo Aeroporto de Congonhas – São Paulo
16h20 Reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e de montadoras do setor automobilístico São Paulo – SP
17h30 Cerimônia de inauguração da nova sede da ANFAVEA São Paulo – SP
19h Partida para Brasília Aeroporto de Congonhas – São Paulo
20h20 Chegada a Brasília Base Aérea de Brasília

Economia

Na agenda do dia, os investidores brasileiros aguardam pela pesquisa mensal de serviços de fevereiro e pela reunião trimestral do Banco Central com economistas.

Lá fora, a atenção está no início da safra de balanços do primeiro trimestre, que se inicia com os bancos americanos JPMorgan, Wells Fargo e Citigroup. Além disso, os dirigentes do Federal Reserve irão participar de eventos ao longo do dia.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (12)

Horário País Indicador
00h China Balança comercial (Março)
01h30 Japão Produção industrial (Fevereiro)
03h Reino Unido PIB (Fevereiro)
03h Reino Unido Produção industrial
03h Reino Unido Setor de serviços
03h Reino Unido Balança comercial (fevereiro)
09h Brasil Setor de Serviços (Fevereiro)

*Com informações da Reuters

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.