Perspectivas 2023

Agenda econômica: Confira o que vai movimentar o mercado em 2023

02 jan 2023, 8:40 - atualizado em 30 dez 2022, 13:25
dinheiro renda fixa selic copom taxa de juros, mercado, inflação, recessão
Inflação, recessão, juros e Bancos Centrais prometem movimentar a economia e o mercado no ano que vem. (Imagem: Shutterstock)

O tema “eleição” dá espaço para a “economia” nas discussões de mesa de bar e grupos de WhatsApp. Isso porque a desaceleração global e risco de recessão em diversas regiões pairam sobre o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o que vai movimentar a economia e o mercado em 2023

Inflação

A inflação é o indicador mais acompanhado pelo mundo. Aqui no Brasil, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta acumulada em 12 meses de 5,90%, até novembro.

Embora o resultado esteja bem abaixo do pico de 12,13%, registrado em abril, a inflação segue acima da meta para 2022, 2023 e 2024 são de 3,50%, 3,25% e 3%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A expectativa do mercado é de que a inflação não muda muito: o ano de 2023 deve fechar com o IPCA acumulado em 5,17%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não liberou o calendário completo de 2023, mas o IPCA tende a ser divulgado na segunda semana do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a prévia da inflação, o IPCA-15, é divulgada duas semanas antes.

Já nos Estados Unidos, a inflação segue persistente: em novembro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) atingiu 7,1% no acumulado em 12 meses.

O Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) – indicador inflacionário preferido do Federal Reserve – subiu 6,0% em outubro, na base anual. O governo norte-americano ainda não liberou a agenda de divulgações de 2023.

Ano de Super Quartas

Os astros estarão alinhados em 2023, tanto que o fenômeno conhecido como “Super Quarta” – quando as agendas de política econômica do Banco Central e Federal Reserve coincidem – será algo comum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Das oito reuniões marcadas pelos bancos centrais, seis aconteceram nos mesmos dias. A agenda só não bate entre os meses de junho a agosto.

Veja a agenda de reuniões

Banco Central – Reunião Copom Federal Reserve – Reunião Fomc
31 de janeiro e 1º de fevereiro 31 de janeiro e 1º de fevereiro
21 e 22 de março 21 e 22 de março
2 e 3 de maio 2 e 3 de maio
20 e 21 de junho 13 e 14 de junho
1º e 2 de agosto 25 e 26 de julho
19 e 20 de setembro 19 e 20 de setembro
31 de outubro e 1º de novembro 31 de outubro e 1º de novembro
12 e 13 de dezembro 12 e 13 de dezembro

A diferença é que a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) tende a sair mais cedo, por volta das 15h no horário de Brasília. Além disso, o comunicado é seguido por uma coletiva de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell.

Já a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) termina de noite, por volta das 18h, e a decisão sobre a Selic é liberada a partir das 18h30. O Banco Central não organiza coletiva com o presidente Roberto Campos Neto, mas divulga a ata do Copom na semana seguinte – às terças-feiras, às 8h.

O mercado projeta que o Banco central mantenha a taxa básica de juros em 13,7% ao ano até meados do segundo semestre. Depois disso, os primeiros cortes devem ser promovidos, levando a taxa entre 11,75% e 12% até dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do Fed, a projeção do mercado é de que o banco central americano ainda deva elevar os juros nas primeiras reuniões do ano, levando a taxa para o patamar de 5%.

Jackson Hole

Um dos principais eventos da economia, Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole, ainda não teve o seu calendário confirmado. Mas, tradicionalmente, ele acontece por volta da última semana de agosto.

Na sua última edição, em 2022, foram discutidas as políticas econômicas adotadas por banqueiros centrais e os rumos da economia global. Temas como inflação e recessão também foram destaque.

Desaceleração econômica

Por falar em recessão, essa deve ser a realidade de muitos países. O Fundo Monetário Internacional (FMI) já alertou que a Europa está fadada a cair em uma recessão, em meio à Guerra da Ucrânia, encarecimento da energia e inflação descontrolada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os economistas do Morgan Stanley, os Estados Unidos podem escapar por pouco da recessão graças ao mercado de trabalho.

Já do lado asiático, a expectativa é que a abertura da China após as duras restrições de combate à Covid-19 deve proporcionar uma recuperação econômica do país e de seus vizinhos.

Por aqui, o Brasil surpreendeu com uma economia aquecida ao longo de 2022, mas já sente os efeitos do aperto monetário promovido pelo Banco Central. No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) reduziu o crescimento de 1,2% para 0,4%.

Para o ano que vem, a projeção do mercado é de que o crescimento econômico seja de 0,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar