CryptoTimes

Ainda vale a pena investir em Bitcoin (BTC) neste ano? Veja quais são as criptomoedas mais promissoras para 2025

23 out 2024, 18:17 - atualizado em 23 out 2024, 20:09
bitcoin-btc-criptomoedas
Ainda vale a pena investir em Bitcoin (BTC) neste ano? (Imagem: iStock/Jirapong Manustrong)

Apesar dos momentos de incerteza no mercado cripto, com eleições dos Estados Unidos, alguns analistas acreditam que o investimento em Bitcoin ainda vale a pena.

O BTC opera em queda de 1,43%, a US$ 66.536,41. Apesar disso, desde outubro de 2023, a criptomoeda valorizou cerca de 101,2%.



De acordo com o Mercado Bitcoin, a previsibilidade do número de moedas emitidas e autonomia desse sistema atrai o investimento no criptoativo. “Ao permitir que o próprio usuário armazene seus valores e verifique saldos e transações, o bitcoin revolucionou as finanças”, afirmou.

Devido ao seu sistema de criptografia em seu banco de dados blockchain, a corretora acredita que o bitcoin se diferencia das diversas criptomoedas no mercado. Este diferencial do BTC está em seus 15 anos de manutenção das regras de emissão e circulação de moedas.

Quais são as previsões para o BTC no próximo ano?

Para 2025, os analistas do Mercado Bitcoin estão confiantes na valorização do bitcoin, especialmente após o início do ciclo de corte de juros pelo Federal Reserve, em setembro de 2024.

“Esse cenário (redução dos juros) impulsiona o apetite por risco entre os investidores, que passam a buscar alternativas com maior potencial”, explicam. “Nesse contexto, o bitcoin se destaca, pois, ao contrário do mercado tradicional, possui a vantagem da oferta limitada”.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Além disso, os analistas afirmam que o potencial de adoção do bitcoin como reserva de valor e meio de troca ainda é enorme. Contudo, ressaltam que, por não ter se consolidado como base de sistemas de pagamento, seu preço tende a ser altamente volátil.

“O desafio para os investidores é equilibrar o potencial de valorização do bitcoin com sua volatilidade, ajustando a alocação de acordo com o perfil de risco e os objetivos financeiros”, destacam.

As criptomoedas mais promissoras para 2025

Além do Bitcoin, outras criptomoedas também tem um grande potencial de valorização à frente.

A pedido do Money Times, a analista técnica e trader parceira da corretora Ripio, Ana de Mattos, listou dois criptoativos considerados por ela muito promissores: Solana e Ondo.

Solana

A Solana (SOL) foi uma das criptomoedas que se desempenharam melhor ao longo deste ano. Segundo a analista, seu ecossistema continua em desenvolvimento e está aquecido para receber diversos projetos descentralizados em 2025.

“O ecossistema está quente, com alto número de endereços ativos e com a construção de diversas soluções nos setores de DeFi, Games, Social, Infraestrutura”, explica Mattos. “A plataforma também serviu de base para o desenvolvimento da última narrativa do mercado cripto – as memecoins”.

A Solana ainda não revisitou sua máxima histórica, em US$ 210,00, estando cerca de 20% longe do seu valor mais alto. Apesar disso, a analista acredita que 2025 tende ser um ano para desenvolvimento de dApps utilizando redes mais baratas e rápidas.

Ondo

Outra criptomoeda com grande potencial para o próximo ano é a Ondo (ONDO), que está atualmente em 66º no ranking de capitalização de mercado.

Esta criptomoeda é a ponte entre o mundo DeFi e o TradFi, que conecta as finanças descentralizadas com os ativos das finanças tradicionais. Sua principal característica é a tokenização de ativos do mundo real, como títulos do tesouro e ETFs.

“Ao tokenizar títulos e ativos do mundo real, a Ondo permite o investimento em uma variedade maior de ativos, tudo em uma única plataforma”, afirmou Mattos. “A narrativa de RWA (Real World Assets) performou muito bem em 2024 e estará ainda mais aquecida em 2025”.

Contudo, a analista alerta dois cuidados que o investidor deve tomar: a liberação de mais tokens; e a assimetria entre risco e retorno no preço da ONDO.

Para a primeira, Mattos explica que esta liberação está prevista para o dia 18 de janeiro de 2025. Normalmente, com a liberação massiva de novos tokens em circulação, os preços tendem a sentir a força vendedora.

Por isso, a analista explica que é importante buscar por compras no momento certo e após passar a euforia da liberação.

Já para a segunda, a explicação é de que, dentro da narrativa de RWA, a Ondo é uma das que menos valorizou durante 2024. Contudo, para um “bom investidor”, isso pode significar oportunidades de fazer compras por preços mais baratos, avalia.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar