Brasil

Alckmin diz que decisão dos EUA sobre tarifa global de produtos com aço e alumínio aumenta competitividade do Brasil

20 ago 2025, 17:49 - atualizado em 21 ago 2025, 10:11
Alckmin
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira que a decisão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos de elevar as tarifas de aço e alumínio contidos em uma lista de produtos importados pelo país aumenta a competitividade do Brasil, uma vez que a taxação maior valerá para a grande maioria dos parceiros comerciais dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar

Segundo Alckmin, de um total de US$40 bilhões exportados pelo Brasil aos EUA, US$2,6 bilhões serão afetados pela nova iniciativa, recebendo a mesma cobrança que incidirá sobre outros países.

Na prática, o governo norte-americano listou 407 categorias de produtos adicionadas à lista de “derivados” de aço e alumínio com importação taxada em 50%. Isso significa que estes derivados de aço e alumínio produzidos no Brasil passam a ter a mesma tarifa imposta a outros países que exportam para os EUA.

Com isso, os produtos brasileiros conseguem ser mais competitivos em relação aos seus concorrentes globais, disse Alckmin em coletiva de imprensa após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar