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Alemanha abre investigação sobre produto de notícias do Google

04/06/2021 - 14:56
O caso é o segundo aberto contra o Google na Alemanha em poucos dias (Imagem: Unsplash/dunc_in)

O órgão de defesa da concorrência da Alemanha afirmou nesta sexta-feira que abriu uma investigação sobre o produto de notícias do Google (GOOGL), News Showcase.

A cooperação com o Google pode ser atraente para os editores de conteúdo e outros fornecedores de notícia e oferecer aos consumidores melhores serviços de informação, afirmou o órgão.

“Entretanto, é preciso assegurar que isso não leve a discriminação entre editores individuais”, afirmou a autoridade. “Nem a forte posição do Google no acesso aos usuários finais pode levar à exclusão de ofertas rivais de editores ou outros fornecedores de notícias.”

Em resposta, o Google afirmou que o Showcase é uma das muitas formas pelas quais a empresa apoia o jornalismo, construindo produtos e reunindo fundos com os quais todos os editores podem se beneficiar.

“O Showcase é um programa internacional de licenciamento para notícias – a seleção dos parceiros é baseada em critérios objetivos e não discriminatórios e o conteúdo não recebe preferência no ranking de nossos resultados de buscas”, afirmou o porta-voz Kay Oberbeck.

Ele acrescentou que o Google vai colaborar com a investigação.

O caso é o segundo aberto contra o Google na Alemanha em poucos dias, após o órgão de defesa da competição iniciar investigação para determinar se a empresa está explorando seu domínio de mercado ao lidar com os dados dos usuários.

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Última atualização por Janaina de Camargo - 04/06/2021 - 14:59

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