BusinessTimes

Alemanha eleva projeção de crescimento do PIB e vê recuperação liderada pelo consumidor

27 abr 2021, 10:40 - atualizado em 27 abr 2021, 10:40
O ministro da Economia, Peter Altmaier, disse que Berlim espera que o PIB cresça 3,6% no próximo ano (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

O governo da Alemanha elevou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para a maior economia da Europa a 3,5%, de uma projeção anterior de 3%, em meio à expectativa de que os gastos das famílias apoiem a recuperação econômica assim que as restrições para combate da Covid-19 forem suspensas, disse o ministro da Economia nesta terça-feira.

Durante apresentação da previsão de crescimento atualizada do governo, o ministro da Economia, Peter Altmaier, disse que Berlim espera que o PIB cresça 3,6% no próximo ano e que a economia atinja seu nível pré-pandemia até o final de 2022.

“A projeção da primavera (do hemisfério norte) de hoje é um encorajamento, apesar da atual situação grave de infecção”, disse Altmaier.

Questionado sobre o quanto a escassez de chips custará ao crescimento da economia alemã neste ano, Altmaier disse que é difícil mensurar o impacto nesta fase.

Várias empresas alemãs já alertaram que os problemas no fornecimento de chips e outros componentes levarão a uma produção mais fraca que o esperado no segundo trimestre.

Os gargalos de oferta na produção e a recuperação econômica geral devem aumentar as pressões sobre os preços na Alemanha, com o governo estimando que o índice de preços ao consumidor salte para 2,2% neste ano e caia para 1,5% no próximo.

Altmaier disse que as autoridades devem conseguir suspender a maioria das restrições para contenção da pandemia durante o verão do hemisfério norte.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.