Internacional

Alemanha trabalha “todos os dias” para banir energia da Rússia

04 abr 2022, 13:04 - atualizado em 04 abr 2022, 13:04
Usina de energia a carvão em Jaenschwalde, na Alemanha
A Alemanha programou o fechamento de suas usinas nucleares restantes no final do ano (Imagem: REUTERS/Matthias Rietschel)

A Alemanha está trabalhando “todos os dias” para conseguir banir a energia russa, disse o ministro da Economia nesta segunda-feira, enquanto um importante líder regional afirmou que Berlim pode acelerar o processo ao encerrar sua oposição à energia nuclear.

Depois de anos se beneficiando de importações confiáveis ​​de energia russa, a Alemanha está abalada por um debate sobre como desfazer um relacionamento comercial que os críticos dizem estar financiando a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O ministro da Economia, Robert Habeck, foi questionado em uma entrevista coletiva do governo se as mortes de civis na Ucrânia levariam a Alemanha a apoiar a proibição da energia da Rússia.

“Estamos trabalhando todos os dias para criar as precondições e os passos para um embargo”, disse ele, acrescentando que essa abordagem “prejudica Putin diariamente”.

Como parte de um esquema para tornar sua economia neutra em carbono até 2050, a Alemanha planeja encerrar gradualmente todas as importações de gás.

Markus Soeder, primeiro-ministro do rico Estado da Baviera, criticou o governo pelo que ele disse ser um foco ideológico em mudar apenas para energia eólica e solar.

“Precisamos de cinco usinas nucleares por mais cinco anos e um oleoduto do sul da Europa ao sul da Alemanha”, declarou ele.

A Alemanha programou o fechamento de suas usinas nucleares restantes no final do ano. O gás russo foi originalmente concebido como a “ponte” que alimentaria a economia entre o fim da energia nuclear e sua substituição total por energias renováveis.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar