BusinessTimes

Aliansce Sonae (ALSO3) tem prejuízo no 4T22 em meio à fusão com BR Malls

23 mar 2023, 20:45 - atualizado em 23 mar 2023, 20:45
Aliansce Sonae Shopping da Bahia
Aliansce Sonae registrou prejuízo, mas viu sua receita crescer em meio aos gastos do processo de fusão com a BR Malls (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

A empresa de shoppings Aliansce Sonae (ALSO3) registrou prejuízo líquido de R$ 16,9 milhões no quarto trimestre de 2022, revertendo o lucro de R$ 115,7 milhões de um ano antes. No critério “ex-ajuste aluguel linear”, a companhia registrou lucro líquido de R$ 19,8 milhões, um tombo de 85,9% ante o visto em 2021.

Em contrapartida, a receita líquida cresceu 5,4% na mesma base de comparação, para R$ 292,6 milhões. Já a receita “ex-ajuste aluguel linear” somou R$ 329,5 milhões, alta de 8,8% na base anual.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 205,9 milhões de outubro a dezembro, 9,3% abaixo do reportado no mesmo trimestre do ano anterior. A margem Ebitda ajustada foi de 70,4%, queda de 11,4 pontos percentuais (p.p.) no comparativo anual. 

As vendas totais da empresa de shoppings avançaram 8,5% no período, para R$ 4,88 bilhões.

Entretanto, a Aliansce Sonae viu o indicador vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) recuar 4,2 p.p. no quarto trimestre, para 8,4%. A taxa de ocupação subiu para 97,4%.

Aliansce Sonae tem 2022 de lucro e gastos com fusão

No consolidado de 2022, a Aliansce Sonae viu o lucro líquido recuar 43,3%, somando R$ 155,8 milhões. No critério “ex-ajuste aluguel linear”, a queda do lucro foi menor, de 9,8%, a R$ 214,7 milhões na comparação com 2021.

Por outro lado, a receita líquida exibiu alta de 14,1% de janeiro a dezembro, para R$ 1,04 bilhão. Já a receita “ex-ajuste aluguel linear” somou R$ 1,10 bilhão, crescimento de 25,6% na base anual.

O Ebitda ajustado somou no ano passado R$ 750,8 milhões, salto de 15,1% em relação a 2021, enquanto a margem Ebitda ajustada subiu 0,6 p.p., para 71,8%.

Por sua vez, as vendas totais dos shoppings da Aliansce Sonae atingiram R$ 15,82 bilhões em 2022, avanço de 29,1%.

A companhia destacou que outras despesas/receitas operacionais” somaram R$ 148,6 milhões, dos quais R$ 134,6 milhões correspondem a despesas/receitas operacionais não-recorrentes. Isso foi em decorrência do processo de combinação de negócios com a BR Malls.

Resultados da BR Malls

A combinação de negócios entre Aliansce Sonae e BR Malls foi consolidada em janeiro deste ano. Portanto, a companhia reportou seus números do quarto trimestre e o consolidado de 2022.

A empresa de shoppings adquirida pela ALSO3 fechou o trimestre com prejuízo de R$ 18,3 milhões, revertendo o lucro de R$ 48,2 milhões ao fim de dezembro de 2021. Em contrapartida, a receita líquida cresceu 23,8%, para R$ 462,1 milhões.

Porém, no acumulado de 2022, a BR Malls registrou lucro de R$ 372,7 milhões, alta de 35% na base anual, enquanto a receita líquida teve alta de 29,5%, para R$ 1,53 bilhão.

Aliansce revisa projeções

Além de divulgar os resultados, a Aliansce divulgou projeções revisadas em relação às sinergias na fusão com a BR Malls.

Com isso, até o fim de 2028, a empresa de shoppings estima sinergias de R$ 180 milhões a R$ 210 milhões, considerando receitas e despesas operacionais. A projeção anterior era de R$ 210 milhões.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.