Tecnologia

Alibaba entra na corrida por ‘vestíveis’ e começa a vender óculos com inteligência artificial na China

27 nov 2025, 14:36 - atualizado em 27 nov 2025, 14:36
Óculos ligados à inteligência Artificial da Alibaba, o Qwen. (Imagem Divulgação)
Óculos ligados à inteligência Artificial da Alibaba, o Qwen. (Imagem Divulgação)

Alibaba lançou nesta quinta-feira (27) seus novos óculos de inteligência artificial (IA) Quark sinalizando os esforços da empresa chinesa de tecnologia para entrar no mercado de wearables com IA, atualmente dominado pela Meta (META). 

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Os preços começarão em 1.899 iuanes (cerca de US$ 270 ou R$ 1.435) para o headset, que será alimentado pelo modelo e aplicativo de IA Qwen da Alibaba. Ao contrário de outros headsets fabricados por empresas como a Meta, os óculos Quark têm a aparência de óculos comuns, com armação de plástico preto. 

A Alibaba afirmou que os óculos seriam profundamente integrados aos seus aplicativos, incluindo o Alipay, o sistema de pagamentos integrado da varejista, e seu site de compras Taobao, permitindo que os usuários os utilizassem para tarefas como tradução em tempo real e reconhecimento instantâneo de preços. 

“Os pontos fortes da Alibaba são compras, pagamentos e navegação, então seus óculos com IA funcionam mais como um assistente pessoal”, disse Li Chengdong, analista da indústria eletrônica baseado em Pequim.

Corrida pelo mercado de Inteligência Artificial “vestível” 

A empresa está investindo no mercado de IA para o consumidor, após ter ficado historicamente atrás da concorrência. No início deste mês, a Alibaba lançou uma grande atualização para o Qwen, seu chatbot de IA. 

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“O Alibaba não detém o monopólio do comércio eletrônico”, afirmou Li. “A empresa espera que a IA possa ajudá-la a garantir a segurança do gateway de tráfego da próxima geração”. 

Os novos óculos de IA da Quark estão disponíveis nas principais plataformas de comércio eletrônico chinesas, incluindo Tmall, JD.com e Douyin. Os números de vendas ainda não estão disponíveis, pois o produto foi lançado oficialmente apenas na quinta-feira. 

A corrida para encontrar novas formas de dispositivos para entretenimento e computação, baseadas em IA, alimentou uma batalha entre as maiores empresas de tecnologia.

A Meta, proprietária do Instagram, domina amplamente o setor de headsets de realidade virtual, com cerca de 80% do mercado. A Apple vende seu headset Vision Pro enquanto a Samsung Electronics lançou seu headset de realidade estendida Galaxy XR em outubro, que utiliza recursos de IA do Google, da Alphabet.

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Outras empresas de tecnologia chinesas também lançaram óculos semelhantes com inteligência artificial. A Xiaomi lançou um produto em junho, enquanto a Baidu já possui um produto similar à venda.

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É editor-assistente do Money Times, atua na cobertura de criptomoedas, criptoeconomia e tecnologia para o Crypto Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, graduando em Economia na Unifesp. Foi repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
É editor-assistente do Money Times, atua na cobertura de criptomoedas, criptoeconomia e tecnologia para o Crypto Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, graduando em Economia na Unifesp. Foi repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.

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