Amazon Brasil: Prime Day, entrega em 1 dia e expansão estão no radar da gigante em meio à competitvidade do e-commerce

A Amazon Brasil se prepara para uma das suas datas de promoções e vendas mais importante: o Prime Day, destinado aos clientes que assinam o programa de benefícios. Neste ano, o evento ocorre nos dias 15 e 16 de julho e conta com 6 mil contratações temporárias.
Segundo a CEO, Juliana Sztrajtman, e a diretora de marketing, Camila Nunes, em 2024 a Amazon teve a maior edição da história do Prime Day, e o objetivo neste ano — apesar de a companhia não abrir números — é superá-la.
O evento reúne promoções para os clientes Prime, que usufruem de frete grátis em produtos com selo, serviço de streaming, música, entre outros. A CEO da companhia destaca o foco da companhia em crescimento do sortimento de produtos e a continuidade do desenvolvimento logístico.
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Sztrajtman assumiu o comando da companhia em janeiro deste ano com um mandato pautado em expansão, conforme afirmou em evento com jornalistas nesta quinta-feira (26), no mais novo centro de distribuição, o GRU9, em Cajamar–SP.
Na corrida de competição entre os e-commerces, com Mercado Livre reduzindo frete e Shopee anunciando rota aérea, a Amazon persegue a aceleração das suas entregas, por meio de novos centros de distribuição e centros logísticos. Entre seus diferenciais, o Prime é um “trunfo” com o frete grátis para produtos selecionados.
A novidade apresentada pela companhia é de que 34 cidades do Brasil já contam com entregas no mesmo dia, em um projeto que começou a ser desenvolvido nos últimos meses e está no radar da companhia para expansão.
Segundo a CEO, implementar a possibilidade de entregas no mesmo dia em mais cidades demanda um trabalho de ponta a ponta, que passa desde a agilidade no centro de distribuição, pela entrega em estações próximas aos domicílios dos clientes e até pela rota dos motoristas.
A executiva pontuou ainda que seu mandato engloba aumentar o número de 150 milhões de produtos disponíveis na Amazon, com investimento para o avanço logístico.
Amazon tem foco de investimento no Brasil
A presidente da divisão brasileira da Amazon, Juliana Sztrajtman, conta que desde 2011, quando a gigante do e-commerce chegou no Brasil, foi feito cerca de R$ 33 bilhões em investimentos, sendo que R$ 8 bilhões ocorreram apenas nos últimos dois anos.
“A Amazon, globalmente, tomou a decisão de que o Brasil seria — e está sendo — o país em que mais investiríamos em expansão no mundo”, afirma.
Em fevereiro deste ano, a companhia inaugurou o GRU9, o maior centro de distribuição (CD) da América Latina, segundo a companhia. A empresa conta com mais 12 CDs, 140 estações de entrega operadas com tecnologia Amazon e opera com 42 rotas aéreas em parceria com a Azul e a Latam. A abertura de novos centros está no radar ainda em 2025.
A Amazon possui 100 mil vendedores parceiros no seu 3P (marketplace) e tem foco no modelo de entrega em que armazena também os produtos dos parceiros em seus centros, a fim de reduzir tempo de entrega.
Neste cenário, a CEO enfatizou que os investimentos estão direcionados para a continuidade da oferta de produtos e competitividade no que diz respeito à entrega.