BusinessTimes

Ambipar compra 70% da holding ControlPar

30 jul 2021, 9:59 - atualizado em 30 jul 2021, 9:59
Ambipar
Sinergias: a aquisição incrementa e reforça o atual portfólio de serviços da Ambipar Response no Brasil e no exterior (Imagem: Ambipar/Divulgação)

A Ambipar (AMBP3) concluiu, por meio da subsidiária direta Emergência Participações, a aquisição de 70% do capital social da ControlPar, de acordo com o comunicado divulgado pela companhia. Dessa forma, a ControlPar passa a ser Ambipar Response Espírito Santo.

Com sede em Vitória (ES), a ControlPar é uma holding que controla seis empresas com atuação em demandas ambientais. Elas são focadas na prevenção de acidentes, avaliação e mitigação de riscos e danos ambientais, como Licenciamento Ambiental, Execução de Programas Ambientais, Geotecnologia, Aerolevantamentos, Oceanografia, Hidrografia, Modelagem Computacional, Sistemas de Gerenciamento (Ambiental e Fundiário) e Meio Ambiente Industrial.

A ControlPar foi fundada em 2008 pelos sócios Fabricio Resende Fonseca e Gelcilio Coutinho Barros Filho e possui atuação nacional. A holding conta com um escritório comercial em Natal (RN) e tem bases operacionais em Serra (ES), Mossoró (RN) e Catu (BA).

A ControlPar colocou em prática 720 projetos para diversos segmentos da cadeia produtiva de Óleo & Gás, Energia, Portos e Terminais, Infraestrutura e Logística, Mineração, Siderurgia, Petroquímicas, Saneamento, Indústria de Bebidas e Papel e Celulose.

A Ambipar planeja investir na ampliação da estrutura da sede e quer contratar mais profissionais para endossar a equipe de funcionários. Os investimentos da companhia para a ControlPar ainda preveem a aquisição de materiais e equipamentos necessários para a execução de serviços de investigação de áreas contaminadas, sondagens, licenciamento ambiental, execução de monitoramentos, serviços de hidrografia e oceanografia.

A Ambipar vê sinergias entre a ControlPar e a Ambipar Response. De acordo com a empresa, a aquisição incrementa e reforça o atual portfólio de serviços da Ambipar Response no Brasil e no exterior.

“A companhia possui uma sinergia operacional muito estreita no desenvolvimento de projetos de engenharia voltados para descomissionamento industrial e prevenção de acidentes ambientais, onde agregará com um corpo técnico robusto e repleto de especialistas graduados e multidisciplinares que atuarão em serviços de licenciamento ambiental de empreendimentos industriais, investigação de áreas contaminadas, geoprocessamento, modelagem de plumas atmosféricas e hidrodinâmicas”, comentou a Ambipar.

As operações de avaliação de riscos ambientais, sondagens e investigação de áreas contaminadas da Controlpar atuarão, ainda, de forma estratégica com as operações de respostas a emergências da Ambipar Response.

A aquisição da ControlPar reforça a agenda de M&As (fusões e aquisições) da Ambipar. A companhia anunciou nesta semana a aquisição de 53,6% do capital social da Biofílica, que atua no mercado de serviços ambientais no Brasil por meio da conservação e restauração florestal.

Além disso, a Ambipar comunicou que Gisele Bündchen adquiriu ações da companhia e passará a integrar o Comitê de Sustentabilidade, criado com o objetivo de promover, de forma sustentável, a gestão estratégica dos negócios e as soluções da empresa.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.