Giro do Mercado

Analista não vê implementação de tarifas como solução para os EUA: ‘pode ter impacto na inflação’

14 fev 2025, 14:01 - atualizado em 14 fev 2025, 14:01

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novas declarações do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, sobre tarifas causaram preocupações aos mercados internacionais durante a semana. No entanto, o mandatário voltou a recuar sobre o assunto. 

Para Enzo Pacheco, analista da Empiricus Research, o mercado vê Trump disposto a negociar, o que pode ser positivo para a inflação. “Não vejo a implementação de tarifas como salvação para a economia americana. Fazer isso de qualquer jeito pode ter impacto na inflação lá na frente”, disse o especialista em entrevista ao Giro do Mercado desta sexta-feira (14).

De acordo com o analista, a postura mais branda de Trump representa uma tática de negociação do presidente, mostrando que ele não está necessariamente disposto a implementar tarifas a qualquer custo. No entanto, as possíveis medidas ainda não podem ser descartadas para o futuro.

Perspectivas para inflação e dólar

Por hora, menos tarifas podem trazer boas notícias para a inflação americana, que seguiu acima das expectativas do mercado no último CPI. “Se as tarifas não vierem agora, talvez não tenha tanto problema com a inflação, então traz uma perspectiva melhor para futuras quedas na taxa de juros”, afirmou Pacheco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O especialista também comentou sobre o momento do dólar, em queda desde janeiro. De acordo com ele, a eleição de Trump no fim do ano, somada à decepção em relação ao cenário fiscal brasileiro, fez com que a moeda americana subisse de forma exagerada. O movimento de queda representa uma espécie de correção, mas pode não durar muito se o cenário interno não mudar.

Do ponto de vista do investidor, a dica é aproveitar o momento para investir nas bolsas americanas. “Sempre é bom a pessoa ter uma parcela do seu portfólio dolarizada. Caso o investidor não tenha, é o momento de aproveitar para montar uma posição lá fora”, afirmou Pacheco.

O analista ainda comentou sobre a tarifação de produtos brasileiros e quais empresas podem ser mais impactadas. Para assistir ao programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar