Mineração

Analistas veem produção da Vale dentro da meta em 2021 e recomendam ação

04 fev 2021, 13:33 - atualizado em 04 fev 2021, 13:33
Vale VALE3
Analistas esperam que a diferença entre o volume produzido e as vendas diminua neste ano (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) ficou abaixo do esperado no quarto trimestre, mas as vendas da mineradora surpreenderam positivamente — com volume recorde de embarques para a China — e podem provocar revisões nas projeções de Ebitda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analistas esperam que a diferença entre o volume produzido e as vendas diminua neste ano.

Segundo estimativas do Bradesco BBI e do Safra, a produção da Vale deve ficar em torno de 320 milhões de toneladas em 2021.

O valor está dentro das projeções da empresa de 315-335 milhões de toneladas.

Bradesco BBI

Vale-Minério de Ferro
A lacuna entre produção e vendas deve diminuir em 2021, em meio a uma normalização dos estoques (Imagem: Vale;Divulgação)

As vendas totais de minério de ferro, de 91,3 milhões de toneladas, vieram cerca de 4% acima da projeção do Bradesco BBI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vale não reiterou explicitamente sua estimativa de produção de 315-335 milhões de toneladas para este ano, mas o Bradesco BBI projeta produção de 320 milhões de toneladas e vendas de 315 milhões de toneladas, comenta o analista Thiago Lofiego.

A lacuna entre produção e vendas deve diminuir em 2021, em meio a uma normalização dos estoques. O Bradesco BBI recomenda a compra das ações da Vale.

Credit Suisse

Números não trouxeram grandes surpresas; vendas ficaram um pouco acima das expectativas do Credit Suisse. Ainda assim, o banco suíço recomenda a compra dos papéis da mineradora.

“Atingir esse guidance dependerá da evolução da estação das chuvas e do La Niña nos próximos meses, e de em quanto tempo a Vale poderá consertar o terminal danificado em Ponta da Madeira”, avalia o analista Caio Ribeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Itaú BBA

VALE3 Vale
Tendência de recuperação da Vale é sentida por diferentes agentes de mercado (Imagem: Reuters/Denis Balibouse)

Vendas se recuperaram de um desempenho “pouco inspirador” no terceiro trimestre; número veio 7% acima da estimativa do Itaú BBA, impulsionado pela forte demanda chinesa

“Enxergamos algum espaço para alta em estimativa de Ebitda de US$ 9 bilhões no quarto trimestre de 2020”, revela o analista Daniel Sasson, que também recomenda as ações da Vale.

Safra

A produção veio em linha, mas as vendas ficaram cerca de 11% acima da projeção do Safra, em meio a preços elevados do minério de ferro

“Espera produção de minério de ferro de 320 milhões de toneladas em 2021; previsão parece “alcançável” já que a empresa fechou o ano passado com capacidade de produção de 322 milhões de toneladas”, conclui o analista Conrado Vegner, que mantém posição de compra dos papéis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar