Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

André Zara: Seu medo te impede de ganhar dinheiro?

25/09/2019 - 14:40
É normal ter medo de errar, especialmente com dinheiro. No entanto, esse medo também te impede de ganhar (Imagem: Inversa Publicações)

Por André Zara, da Inversa

Olá.

Na newsletter de hoje, eu quero falar sobre o medo. Isso porque recebo dezenas de perguntas semanalmente, e muitas delas têm a mesma temática.

É normal ter medo de errar, especialmente com dinheiro. No entanto, esse medo também te impede de ganhar. E quem definiu isso com maestria foi o escritor William Shakespeare:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”

Se Shakespeare soa filosófico demais para você, posso citar também a frase imortalizada pelo rodado treinador de futebol Wanderley Luxemburgo: “O medo de perder tira a vontade de ganhar”.

E se você está me acompanhando, sabe que está cada vez mais difícil ganhar com investimentos conservadores. A Selic caiu para 5,5% e pode descer ainda mais. Eu adoro investir em renda fixa, mas com esse cenário estou sendo obrigado a mexer nos meus investimentos pessoais.

+ Os fundos que podem te entregar, em um piscar de olhos, rentabilidades de até 854% em apenas…

Essa é a hora de agir com inteligência e segurança. Existe um oceano de possibilidades e você não pode ficar de fora por medo. O seu futuro e o da sua família depende disso.

“André, deu muita vontade de começar investir em fundos de investimentos, mas ainda não me sinto seguro porque os riscos são muito altos. Vale a pena?” – Avanilson.

Avanilson, muito obrigado pela sua pergunta. Confesso que fiquei surpreso pela sua questão, especialmente porque você diz que os riscos “são muito altos”. Eu acredito que você foi mal informado sobre investimento em fundos!

E vou resolver isso agora. Fique tranquilo, eu vou te passar todos os detalhes, focando nos quatro elementos de segurança de um fundo.

A primeira coisa que você deve saber é que cada fundo funciona como um condomínio e possui um CNPJ próprio. Isso significa que o patrimônio do fundo é de posse dos cotistas e não da gestora que o administra.

Se houver algum problema, bastaria uma reunião dos cotistas para decidir uma outra gestora para administrar o patrimônio do fundo. O racional é o mesmo de uma administradora de condomínio residencial.

O segundo ponto importante é a diversificação. Deixa eu te perguntar: você acha mais arriscado investir em uma única ação ou em fundo de ações? A resposta é que há mais risco em aplicar em apenas um ativo. A vantagem do fundo é que com pouca grana você está diversificando em diversos ativos escolhidos a dedo pelos gestores e o seu time.

Mas quem são esses gestores? Isso nos leva ao terceiro ponto. São profissionais de mercado, gente que é especialista em fazer render o dinheiro. Você terá um time grande de pessoas que olham cada detalhe antes de fazer um investimento. Você teria o conhecimento e tempo para fazer isso?

Além disso tudo, existem as diferenças de risco entre os fundos, pois eles são distintos entre si. Existem fundos de renda fixa, cambiais, multimercado, de ações, imobiliários, de ouro, etc.

Um fundo DI não tem o mesmo risco de um fundo de ações, por exemplo. O primeiro é de renda fixa e segue o CDI, enquanto o segundo é focado em renda variável, em ações da Bolsa. Até por isso os retornos serão bem diferentes…

E você saberá isso antes de fazer seus investimentos: os próprios bancos e corretoras avisam sobre os níveis de risco. Se você entrar no site do Itaú, por exemplo, verá que eles classificam os riscos de fundos de 1 a 3 (baixo, médio e alto). Já corretoras como a Easynvest mostram notas de 1 a 5, basicamente com a mesma ideia.

Por isso, não fique mais inseguro. Investir em fundos de investimentos pode ser a melhor decisão financeira da sua vida. Mas devo fazer um alerta aqui: você precisa saber escolher os melhores fundos, pois o arriscado mesmo é escolher um fundo ruim, que tenha retornos ruins e altas taxas.

Na semana passada, por exemplo, o banco Santander foi pego em uma situação embaraçosa, tanto que virou piada na Internet. Descobriram que um dos seus fundos de renda fixa, com 17 mil cotistas, estava cobrando 5,5% de taxa de administração. Como a Selic baixou ao mesmo nível recentemente, isso quer dizer que os ganhos eram zerados.

Por causa de notícias assim, você precisa ficar atento. Se você não é um especialista, melhor é acompanhar alguém que possa te ajudar de verdade. Alguém que não tenha conflito de interesse e que não queira empurrar os seus produtos, como bancos e corretoras.

Por isso, eu recomendo fortemente que você conheça o trabalho do Luiz Cesta, nosso especialista em fundos. Ele selecionou os melhores fundos, acessíveis a qualquer pessoa, para que você tenha segurança de que está colocando seu dinheiro no lugar certo.

E você pode fazer parte disso, hoje, por um valor muito baixo. Não vai ficar assim por muito tempo, mas se você agir agora ainda consegue garantir esse acompanhamento especial. Veja aqui todos bônus e benefícios [apenas hoje].

Se você tem uma dúvida de investimento, mande para mim neste link. Espero te responder em breve.

Um abraço,

André Zara

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Lucas Rottgering - 25/09/2019 - 16:51

Cotações Crypto
Pela Web