Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ansiedade domina mercado de níquel com queda recorde de estoques

04/10/2019 - 8:21
Minério de ferro
Estoques monitorados pela Bolsa de Metais de Londres registraram queda recorde, alimentando ainda mais um rali que empurra os preços para o maior ganho anual desde 2006  (Imagem: Reuters/Stringer)

O mercado de níquel sente o impacto da iminente decisão da Indonésia de proibir a exportação de minérios. Com isso, traders correm para conseguir a máxima quantidade possível do metal.

Os estoques monitorados pela Bolsa de Metais de Londres registraram queda recorde pelo segundo dia consecutivo, alimentando ainda mais um rali que empurra os preços para o maior ganho anual desde 2006.

Os estoques do metal – um ingrediente-chave em ligas como aço inoxidável – estão agora no nível mais baixo desde 2012. É o mais recente sinal de que os choques de oferta estão repercutindo no mercado global antes da proibição da Indonésia, que deve começar em janeiro.

Os preços do níquel acumulam alta de 66% em 2019. Na semana, os estoques caíram cerca de 25 mil toneladas, superando em muito o recorde anterior de 2015.

O declínio dos estoques ocorre em meio à grande demanda por contratos de curto prazo na LME, o que causou a inversão da curva forward (a termo) do níquel, enquanto contratos à vista são negociados perto do maior prêmio em relação aos futuros de três meses desde 2007. Quando isso acontece, é um sinal para o setor de provável escassez.

As cotações da maioria dos outros metais industriais acumulam baixa este ano devido às crescentes preocupações com a demanda, já que a atividade manufatureira na Ásia, Europa e EUA enfrenta forte retração.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 04/10/2019 - 8:21