Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Anvisa aprova fabricação de insumo de vacina da AstraZeneca pela Fiocruz

07/01/2022 - 12:37
AstraZeneca
A partir de agora, a Fiocruz poderá preparar todo o imunizante no país (Imagem: Rio de Janeiro 23/01/2021 REUTERS/Ricardo)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira o insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abrindo caminho para a produção completa da vacina no Brasil sem a necessidade de importação.

“Para essa decisão, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. Estes estudos demonstram que, ao ser fabricada no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada” informou a agência em nota.

A partir de agora, a Fiocruz poderá preparar todo o imunizante no país.

A vacina da AstraZeneca vinha sendo envasada no Brasil desde o início de 2021, mas com IFA importado da China. O acordo entre a fundação e a AstraZeneca previa a transferência de tecnologia para fabricação total no Brasil, mas o processo atrasou.

A previsão inicial era de que a Fiocruz estaria produzindo e distribuindo no Brasil as vacinas nacionais em agosto de 2021. Depois, em outubro.

Segundo a Fiocruz, houve um atraso na assinatura do contrato de transferência de tecnologia porque foi dada prioridade primeiro ao registro emergencial e depois ao registro definitivo da vacina na Anvisa. O contrato final de transferência foi assinado em junho.

Última atualização por Janaina de Camargo - 07/01/2022 - 12:38

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto