O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, para justificar a Selicde 13,75% ao ano.
Ele também deve comentar sobre o erro na série de câmbio contratado das estatísticas do setor externo no período de outubro de 2021 a dezembro de 2022, referente ao total de US$ 14,5 bilhões.
Na quinta-feira (27), Campos Neto volta ao plenário para um debate sobre a taxa de juros com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento). Acompanhe as principais falas de Campos Neto abaixo.
14h58
Campos Neto no Senado: Cid Gomes usa lousa e giz para criticar Selic a 13,75%; veja fotos e vídeo
Senador Cid Gomes usou um método pouco ortodoxo para criticar o atual patamar da Selic durante sabatina de Campos Neto. (Foto: Pedro França/Agência Senado)
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, para explicar a Selic a 13,75%.
Na ocasião, o senador Cid Gomes (PDT) usou um método pouco ortodoxo para criticar o atual patamar da taxa básica de juros: ele se armou de uma lousa de criança e um giz.
‘Não sou capaz de dizer quando haverá queda de juros’, diz Campos Neto; presidente do BC volta a falar em Selic de 26% em sabatina no Senado
Campos Neto fez uma apresentação explicando sobre meta de inflação, Copom, Selic e comunicação do Banco Central. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está em uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senadopara explicar como o Banco Central determina a taxa Seliccom o objetivo de combater a inflação.
Durante a primeira parte do encontro, no qual ele fez uma apresentação explicando sobre meta de inflação, funcionamento do Comitê de Política Monetário (Copom) e os comunicados do Banco Central, Campos Neto destacou que ele não é o único responsável pela decisão de juros.
Campos Neto: Eu sei quanto custa a inflação para o mais pobre
10h46
Campos Neto: O arcabouço remove o risco de piora da dívida, mas não tem relação mecânica com a queda dos juros
10h40
Campos Neto: O mundo econômico tem errado muito as previsões
10h23
Campos Neto: A missão de combater a inflação é social
10h22
Presidente do BC reforça que o objetivo á atingir a meta de inflação
10h21
Campos Neto: Eu brinco com o meu antecessor que ele não precisou subir juros
10h19
Campos Neto: Não sou capaz de dizer quando haverá queda de juros; sou um voto de nove
10h17
Campos Neto: É um processo técnico, que tem o seu tempo e que está no caminho certo
10h17
Campos Neto: A parte fiscal faz com que as expectativas de inflação caiam
10h16
Campos Neto: Nós olhamos a inflação corrente, os aspectos na inflação, se tem algo que nos permita ver a inflação futura, o crescimento da economia e as expectativas de inflação
10h10
Campos Neto defende Selic e pesa sobre o Ibovespa nesta terça (25); índice abre em queda junto a NY
O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (25), com atenção ao discurso de Campos Neto sobre a Selic (Imagem: Fernandes/Bloomberg)
O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta terça-feira (25), depois de fechar em baixa de 0,40% no último pregão. Por volta das 10h05, o índice recuava 0,47%, aos 103.465 pontos. No mesmo horário, os indicadores acionários futuros em Nova York operavam em queda.
Os investidores locais direcionam sua atenção ao discurso do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no Senado.
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.