Começa, nesta quarta-feira (28), a 1ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, em São Paulo.
O ministro Fernando Haddad fará o discurso de abertura virtualmente, uma vez que foi diagnosticado com covid-19. Ele também fará várias reuniões bilaterais com os representantes dos demais países que estão presentes.
Também participa do G20, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Os principais temas do evento são dívida global, reforma de instituições globais, transição energética e a taxação da fortuna de “super-ricos”.
Money Times no G20: Veja o que foi dito sobre o tema da desigualdade
O Guilherme Melo, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, apresentou os temas abordados da primeira parte da 1ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20.
O principal assunto foi o de desigualdade. Segundo ele, o Brasil abordou no debate a necessidade de se melhorar e aprimorar a mensuração da desigualdade. Além disso, os ministros também levantaram a preocupação com o crescimento econômico e a necessidade de investimentos capazes de gerar bons empregos e que aumentem a produtividade da economia.
Melo ainda destacou que o debate também incluiu a questão das mudanças climáticas e o impacto delas no desenvolvimento social. “Foi uma sessão muito rica e que vai guiar os próximos passos do G20”, afirmou.
Sobre a participação de Haddad, o secretário afirma que o ministro levantou a necessidade da construção de uma nova globalização, pensando menos em ganhos financeiros e lucratividade a curto prazo.
“Passa para uma visão socioambiental, de direcionar os investimentos e a produção tecnológica para as regiões com menor pegada de carbono, onde os investimentos têm maior impacto econômico”, disse.
Confira a apresentação de Guilherme Melo na íntegra:
10h23
A reunião agora será fechada para transmissão
10h21
RCN: A inclusão financeira é um pilar central para promover o desenvolvimento e reduzir a desigualdade
10h18
RCN: Os banco centrais estão empenhados em reduzir as inflações
10h16
Roberto Campos Neto, do Banco Central, fala no G20
10h15
Haddad: Acreditamos que uma tributação mínima global sobre a riqueza poderá constituir um terceiro pilar para a cooperação tributária internacional
10h13
Haddad: Ainda precisamos fazer com que os bilionários do mundo paguem sua justa contribuição em impostos
10h13
Haddad fala sobre tributação progressiva
10h12
Haddad: Nossa proposta é centrar a desigualdade como uma variável fundamental para análises de políticas econômicas
10h10
Haddad: Pobreza e desigualdade precisam ser enfrentadas como desafios globais
10h09
Haddad fala sobre o impacto da crise climática na economia dos países pobres
10h09
Haddad: A crise climática ganhou força, se tornando uma verdadeira emergência
10h08
Haddad: Chegamos a uma situação insustentável em que o 1% mais rico detém a maior parte dos recursos
10h07
Haddad: Temos consciência de que a conjuntura econômica global é desafiadora
10h06
Haddad fala dos temas do G20, entre eles tributação justa e financiamento da economia sustentável
10h05
Haddad: A presidente brasileira assumiu o desafio de fazer um G20 inclusivo
10h05
Haddad: São Paulo se destacou por seu processo de rápida expansão
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.