Ao Vivo

AO VIVO: Powell, do Fed, dá novas pistas sobre fim das altas nos juros dos EUA; acompanhe

13 dez 2023, 16:07 - atualizado em 13 dez 2023, 16:27

O presidente do Federal ReserveJerome Powell, participa de coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13), às 16h30 (horário de Brasília), após o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) realizar manutenção na Fed Funds rate.

A taxa de juros de referência nos Estados Unidos segue no intervalo entre 5,25% e 5,50% — o maior nível em 22 anos.

  • Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado desta quarta-feira (13), saiba mais clicando aqui:

A decisão de hoje era esperada pelo mercado financeiro. Hoje mais cedo, o Fed Funds do CME Group apontava para 98,3% de chances de uma manutenção da taxa de juros.

Neste ano, o Fed optou por reajustes mais modestos, elevando a taxa em 0,25 ponto percentual (p.p.) três vezes consecutivas. Após uma pausa na reunião de junho, a autoridade voltou com um aperto no mesmo patamar em julho. Depois, foram realizadas mais três manutenções — incluindo a de hoje.

Fed ‘troca o disco’ e acena ao mercado; vitória (ainda) não está declarada, alerta Powell
powell fed federal reserve fomc
Fed sinalizou que o ciclo de altas pode ter atingido o pico e que cortes ocorrerão em 2024 (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

O Federal Reserve fez os mercados respirarem aliviados após dar novas indicações sobre o fim do ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos e revisar as projeções para a taxa de juros em 2024.

Hoje (13), o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) realizou mais uma manutenção do Fed Funds rate entre 5,25% e 5,50%. Entretanto, a autoridade sinalizou que o ciclo de altas pode ter atingido o pico e que cortes ocorrerão no próximo ano.

Leia mais.

Powell finaliza entrevista coletiva

Aguarde mais informações.

Powell: A razão pela qual você não esperaria chegar aos 2% para cortar as taxas é que seria tarde demais

Aguarde mais informações.

Powell: Sabemos que isso (todos os efeitos do ciclo de aperto ainda não terem sido sentidos) é um risco e estamos muito focados em não cometer esse erro (cortar os juros antes das altas surtirem efeito)

Aguarde mais informações.

Powell: Se você olhar para inflação de 12 meses, ainda está bem acima de 2% – na verdade, está acima de 3% no núcleo. Isso não quer dizer que não estou questionando o progresso. É ótimo. Só precisamos ver mais. Precisamos ver um progresso contínuo para voltar aos 2%

Aguarde mais informações.

Em disparada, Ibovespa (IBOV) caminha para renovar máximas do ano

Índice avançava 1,80%, a 128.677 pontos, com boa recepção de decisão do Fed e comentários do chairman do banco central americano, Jerome Powell.

Powell: Continuaremos a tomar nossas decisões reunião por reunião

Aguarde mais informações.

Powell: Ninguém está declarando vitória. Ainda temos um caminho a percorrer

Aguarde mais informações.

Powell encerra discurso e responde perguntas

Aguarde mais informações.

Powell: Se a economia evoluir conforme projetado, é projetado que o nível da taxa será de 4,6% no final de 2024, 3,6% no final de 2025 e 2,9% no final de 2026,

Aguarde mais informações.

Powell: Estamos empenhados em alcançar uma orientação da política monetária que seja suficientemente restritiva para reduzir a inflação de forma sustentável para 2% e em manter a política restritiva até estarmos confiantes de que a inflação está no caminho desse objetivo

Aguarde mais informações.

Ibovespa (IBOV) toca os 128 mil pontos com otimismo pós-decisão do Fed

Índice segue em trajetória de alta e chega à marca dos 128 mil pontos em meio ao discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, após decisão de manutenção dos juros americanos em 5,25-5,50%.

Powell: Acreditamos que a nossa taxa está provavelmente no seu pico ou perto dele neste ciclo de aperto

Aguarde mais informações.

Powell: Os participantes do FOMC esperam que o reequilíbrio no mercado de trabalho continue, aliviando as pressões ascendentes sobre a inflação

Aguarde mais informações.

Powell: Se a economia não evoluir conforme previsto, a trajetória da política irá se ajustar conforme apropriado para promover o máximo emprego e estabilidade de preços

Aguarde mais informações.

Powell: Tomaremos decisões sobre qualquer reforço adicional na política monetária e por quanto tempo permanecerá restritiva, com base nos dados recebidos, na evolução das perspectivas e no equilíbrio dos riscos

Aguarde mais informações.

Powell: A inflação diminuiu das máximas, e isto ocorreu sem um aumento significativo do desemprego. Isso é uma notícia muito boa. Mas a inflação ainda está elevada; o progresso da redução não está garantido e o caminho a seguir é incerto

Aguarde mais informações.

Powell: O Fed está comprometido em trazer a inflação de volta para 2%

Aguarde mais informações.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.