Aperte os cintos com o fim do ciclo de alta das commodities agrícolas

29/07/2021 - 15:35
Usina São Martinho
Com visão negativa para os preços das commodities agrícolas até 2024, quem leva a pior neste momento são as ações da São Martinho, que opera no setor de açúcar & etanol (Imagem: LinkedIn/ Divulgação/ São Martinho)

Analistas da Ágora Investimentos avaliam que o fim do ciclo de alta das commodities agrícolas já está às portas, portanto, os profissionais de mercado reeditaram suas recomendações em relação às ações ligadas ao agronegócio.

Os preços dos grãos, óleo vegetal, açúcar e algodão são altamente correlacionados.

De acordo com relatório obtido pelo Agro Times, considerando os ciclos de alta e baixa desde os anos 1970, os analistas Leandro Fontanesi e  Ricardo França chegaram a uma visão mais pessimista sobre os preços agrícolas para o segundo semestre deste ano, se estendendo até 2024.

Na visão da Ágora, quatro fatores explicam os ciclos passados e corroboram para a tese de fim do ciclo de alta das commodities agrícolas já a partir de agora: i) Compras agrícolas da China (o maior importador do mundo); ii) preços do petróleo; iii) clima; e iv) taxas de juros dos Estados Unidos.

Enquanto o mercado está preocupado com a seca em diversos países produtores, a dupla da Ágora vê os seguintes três fatores levando a queda de 30% nos preços agrícolas até 2024 ante os preços no mercado spot:

1) A China, como em 2014, cortando a demanda de grãos porque as margens estão negativas;

2) a visão da nossa equipe de O&G (Óleo & Gás) de que os preços do petróleo cairão; e

3) aumento das taxas de juros dos EUA a partir de 2022.

Impacto nas ações agro

Montanha-russa; queda; baixa; perdas, mercados, investimentos
Aperte os cintos com certas ações ligadas ao agronegócio. Mas, também há oportunidades atrativas no setor (Imagem: Pixabay/ Luis Ramírez)

No caso dos frigoríficos listados na Bolsa brasileira, as recomendações da Ágora seguem inalteradas.

Já outras três ações ligadas ao agronegócio que fazem parte da cobertura da casa de análises sofreram mudanças na tese de investimentos.

Se por um lado a Ambev (ABEV3), que recentemente divulgou lucro bilionário no segundo trimestre deste ano,  obteve recomendação de compra, a produtora de açúcar & etanol São Martinho(SMTO3) teve indicação rebaixada a patamar neutro.

A ação que sai ganhando com um cenário de grãos agrícolas mais baratos nos mercados internacionais é a M. Dias Branco (MDIA3), papel preferido da Ágora dado o novo cenário.

Veja a seguir as recomendações da Ágora Investimentos, com preço-alvo para 2022:

Empresa Código Recomendação Preço-alvo (R$)
Ambev ABEV3 Compra 21
M. Dias Branco MDIA3 Compra 40
São Martinho SMTO3 Neutra 38

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 29/07/2021 - 15:53

Cotações Crypto
Pela Web