BusinessTimes

Após ataque hacker, sistemas críticos da Ultrapar estão em pleno funcionamento

25 jan 2021, 12:43 - atualizado em 25 jan 2021, 12:43
Ipiranga, Ultrapar
Nesta segunda-feira, a Ultrapar disse que, de imediato, foram adotadas todas as medidas de segurança e de controle para sanar o ataque “ransomware” (Imagem: YouTube/Grupo Ultra)

A Ultrapar (UGPA3) afirmou nesta segunda-feira que foi alvo de um ataque “ransomware” em seu ambiente de tecnologia da informação no último dia 11, que interrompeu seus sistemas, afetando parcialmente, por um curto intervalo de tempo, as operações de subsidiárias.

“Neste momento, 100% dos sistemas críticos de informação da companhia e de suas subsidiárias encontram-se em pleno funcionamento”, afirmou o conglomerado em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A companhia já havia informado no dia 12 sobre o ataque hacker, mas sem detalhar.

Nesta segunda-feira, a Ultrapar disse que, de imediato, foram adotadas todas as medidas de segurança e de controle para sanar o ocorrido e, a partir de 14 de janeiro, os sistemas operacionais da empresa e de suas subsidiárias começaram a ser gradualmente restabelecidos.

“Durante as investigações em curso, a companhia identificou cópia não autorizada e divulgação de certos dados e está apurando a quantidade de informações exfiltradas e/ou divulgadas, bem como a existência de impactos sobre seus negócios e terceiros, a fim de adotar as medidas cabíveis.”

Citando a apuração feita até o momento, a Ultrapar afirmou que não espera efeitos relevantes nos seus resultados em decorrência do incidente. “A Ultrapar possui apólice de seguro específica para incidentes cibernéticos, a qual já foi devidamente acionada.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.