Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Após decolar mais de 64% desde outubro, melhor frear compra das ações da Vale

15/01/2021 - 8:46
Vale VALE3
Uma mudança de cenário deve provocar a queda do minério no mercado global e afetar as ações da Vale (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A Vale (VALE3) é uma das companhias beneficiadas com a altas das commodities no mercado global, somente desde o início de cobertura do Inter Research, em outubro de 2020, as ações da mineradora já despontaram mais de 64% na Bolsa.

O braço de análise de investimentos do Banco Inter (BIDI11) avalia a valorização das commodities como consequência de uma atividade econômica chinesa bastante forte, o que aumenta a procura por insumos.

“No caso do minério de ferro, com a produção siderúrgica chinesa a todo vapor, impulsionando a demanda pela commodity e, ao mesmo tempo, estando a oferta ainda limitada pela redução de projeção na produção da Vale e a manutenção da produção das mineradoras australianas, o impacto foi ainda mais relevante”, discorre a analista Gabriela Joubert, que assina o relatório do Inter Research.

Contudo, uma mudança de cenário deve provocar a queda do minério na avaliação da analista, em consequência da vacinação em massa pelo mundo e perspectivas de maior produção da Vale — inclusive superiores ao guidance divulgado.

“A curva de futuro de minério de ferro já sinaliza uma provável situação chamada contango, onde os preços futuros estão acima dos preços à vista esperados no futuro, indicando uma provável queda de preços. Além disso, dados de comércio exterior já mostram avanços das exportações de minério de ferro em dezembro”, adverte a especialista.

Portanto, o Inter Research atualizou sua recomendação para os papéis da Vale, rebaixando de compra para manutenção as alocações na mineradora até o final de 2020. Confira na tabela a seguir mais detalhes:

Ticker Recomendação Preço-alvo (R$) Valorização (%)
VALE3 Manutenção 94 2,3

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 15/01/2021 - 14:21

Cotações Crypto
Pela Web