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Apple (AAPL) chega a perder R$ 190 bi em valor de mercado às vésperas do iPhone 15; entenda

11 set 2023, 16:37 - atualizado em 11 set 2023, 16:37
iPhone 15, Apple, iOS 17
Apple enfrenta restrições da China em relação ao uso do iPhone (Imagem: Unsplash/Laurenz Heymann)

Às vésperas do lançamento oficial do iPhone 15, a Apple (AAPL) enfrenta entrave com a China, que decidiu restringir o uso de iPhones e outros dispositivos de marcas estrangeiras para fins de trabalho por funcionários públicos.

Em reação à notícia, a empresa chegou a perder quase US$ 200 bilhões em valor de mercado em apenas dois dias, embora hoje os papéis subam 0,9%.

Cerca de 20% das receitas da Apple vêm do mercado chinês, explicou o analista Richard Camargo, da Empiricus Research, ao Giro do Mercado desta segunda-feira (11). O analista destacou que a China é o segundo maior mercado da companhia, perdendo apenas para a Índia.

No entanto, a queda das ações não preocupa o analista. Por conta do tamanho da Apple, um recuo marginal pode provocar uma volatilidade na ordem de dezena de bilhões de dólares, explicou Camargo.

A volatilidade já se normalizou, sublinha. “É um pouco de reação natural do mercado para um evento como esse”, disse.



  • Entenda o impacto da medida chinesa para a Apple no Giro do Mercado desta segunda-feira (11).

Na avaliação de analistas da Genial Investimentos, a ameaça mais significativa para a empresa pode ser o do incentivo de que consumidores a compram dispositivos de marcas chinesas em vez do iPhone.

Evento anual da Apple

Apple realiza um evento anual nesta terça-feira (12), com transmissão ao vivo a partir das 14h, no horário de Brasília. As expectativas estão em torno da oficialização do iPhone 15. Além deste, devem ser lançadas as novas gerações do Apple Watch e do AirPod.

Após os anúncios realizados no evento, há um espaço de tempo até a chegada dos produtos em terras brasileiras. Tendo como base o tempo entre os últimos eventos e a chegada no Brasil, chegará em cerca de 1 mês, ou seja, em outubro.

O evento da Apple pode ser acompanhado pelo canal do YouTube da empresa, bem como pelo Apple TV, seu serviço de streaming.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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