Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Aproveite os feriadões sem criar dívidas

18/02/2019 - 21:04
Fonte: Smiles oficial Facebook

Por Eduardo Trapp Santarossa, professor dos cursos das áreas de Negócios e Ciências Jurídicas e Sociais no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG – Caxias do Sul)

O Brasil vive um período de otimismo com as expectativas de retomada da economia. Em especial, é possível visualizar esse cenário nos indicadores de confiança dos empresários e consumidores em patamares mais elevados, no crescimento da bolsa de valores nos últimos meses, bem como nas projeções de crescimento econômico do governo e do mercado. Contudo, a recuperação não está consolidada, pois ainda há fragilidades em segmentos e setores da economia brasileira, somadas a incertezas vindas do cenário político, decorrentes dentre outras razões da ampla agenda de reformas, sua viabilidade e implantação, e as instabilidades elevadas no mercado financeiro internacional. Isso significa que é necessário ainda mais cuidado com gastos e endividamento excessivo, o que pode criar grandes problemas para as famílias.

O carnaval está chegando, menos de um mês para o início. Nesse período, é comum as pessoas gastarem muito mais do que podem. E devem lembrar que o primeiro mês do ano já começou com diversas despesas, como matrículas escolares, IPVA, IPTU, além dos parcelamentos que foram feitos para comprar os presentes, festas e viagens de fim de ano e que começam a surgir na fatura do cartão.

Por isso, um bom orçamento familiar e pessoal e o planejamento financeiro tornam-se essenciais, servindo de guia para ajudar as famílias a entenderem suas prioridades e alcançar seus objetivos. É preciso equilibrar e controlar os gastos, com o intuito de evitar problemas com dívidas, e até mesmo lidar com imprevistos pessoais e familiares.

Uma das dicas mais importantes, e o primeiro passo, é anotar tudo o que se gasta em um plano de receitas e despesas, priorizando os gastos mais essenciais, fazendo isso com antecedência. É preciso gastar menos do que se ganha. Elaborar um orçamento e cumpri-lo. Objetivos definidos ajudam as pessoas a não saírem comprando coisas sem importância e que não agregam valor, além de poderem visualizar de uma forma mais efetiva os benefícios de seus gastos sem desperdiçar recursos. No caso de viagens, é importante perguntar:

Será que a viagem é planejada com antecedência? Ou é uma impulsividade? Caso eu tenha que recorrer a empréstimos, terei como pagar no futuro?

Fazer um orçamento exige disciplina. É preciso lidar com a impulsividade e evitar gastos desnecessários. Antes de comprar e gastar é indispensável sempre perguntar se é mesmo necessário. Antes de viajar, planeje um montante de gastos que é possível. Pode ser total ou diário, o importante é ter o valor total dos gastos sob controle.

Outras dicas muito simples têm efeito eficaz, por exemplo, faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado e tente se ater a ela; mantenha foco no seu plano e evite gastos surpresa; evite usar muitos cartões de crédito ou débito; procure se concentrar para facilitar seu controle; todos gastos diários podem ser facilmente visualizados via aplicativos de celular que podem ser consultados instantaneamente – isso facilita um controle efetivo.

É preciso também ter cuidado com o excesso de compras parceladas. Além de comprometer o orçamento, é preciso avaliar se o que está comprando realmente é vantajoso, se você não está pagando dois produtos e levando apenas um. Por fim, aproveite seu feriado e evite trazer, na volta, problemas indesejados que custarão muito no futuro.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 18/02/2019 - 21:04

Cotações Crypto
Pela Web