Argentina restabelece impostos de exportação sobre grãos e derivados após dois dias

A Argentina restabeleceu os impostos de exportação que haviam sido temporariamente suspensos sobre grãos e seus derivados, bem como sobre carne bovina e de frango, após atingir o limite de vendas de US$ 7 bilhões, informou a agência fiscal argentina ARCA nesta quarta-feira (24) em uma publicação nas redes sociais.
Na segunda-feira, o governo havia emitido um decreto suspendendo os impostos de exportação sobre soja, milho, trigo e seus derivados, incluindo biodiesel, com o objetivo de acelerar as vendas externas e garantir os dólares tão necessários para estabilizar a fragilizada moeda peso.
- Giro do Mercado: Inscreva-se gratuitamente para receber lembretes e conferir o programa em primeira mão
A Argentina, um dos principais fornecedores de grãos do mundo, depende fortemente do setor agrícola para gerar moeda estrangeira.
A suspensão dos impostos estava prevista para durar até o final de outubro ou até que as exportações declaradas atingissem US$ 7 bilhões, o que ocorreu em apenas dois dias.
Aproveitando a redução de impostos, compradores chineses intensificaram a compra de soja logo no primeiro dia, quando reservaram pelo menos 10 cargas de soja da Argentina.