Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

As 11 ações que podem pagar os maiores dividendos da Bolsa em 2021

04/01/2021 - 15:00
enauta-campo de manati
Bolsa de uma ação só: Enauta pode pagar 9,64% de dividendos, porcentagem próxima à alta projetada pelos analistas para o Ibovespa neste ano (Imagem: YouTube/Enauta)

Como todo investidor sabe, vender uma ação por um preço maior que o de compra não é o único jeito de lucrar na Bolsa. Quem permanece com o papel por mais tempo também tem direito aos lucros distribuídos pelas empresas aos acionistas, na forma de juros sobre capital e dividendos.

Por isso, é natural que, neste começo de ano, os investidores se perguntem que ações podem pagar os maiores dividendos. A Economática é uma das casas que elaborou sua lista de apostas, com 24 candidatas a distribuir os maiores proventos de 2021.

A seleção feita pela consultoria de informações financeiras considera alguns critérios. O papel deve ter movimentado, pelo menos, R$ 5 milhões por dia no ano passado. A empresa precisa ter apresentado lucro em 2019 e no acumulado de janeiro a setembro de 2020.

Além disso, o lucro dos nove primeiros meses do ano passado deve corresponder a, pelo menos, 75% dos ganhos totais de 2019. Somente companhias com estimativa de lucro, em 2020, igual ou superior ao do ano retrasado entraram.

Critérios

As candidata precisam, ainda, ter distribuído dividendos e juros sobre capital em 2019. É por isso, por exemplo, que a lista não contém a Vale (VALE3), a maior aposta deste ano dos analistas no quesito dividendos. Como se sabe, a mineradora suspendeu a distribuição de dividendos, desde as tragédias de Mariana e Brumadinho.

Liderança: empresas do setor elétrico são maioria na lista da Economática (Imagem: Unsplash/@ale_s_bianchi)

Por fim, a Economática considerou que as empresas manterão a mesma política de repartição de lucros do ano retrasado. A consultoria alerta, contudo, que a seleção baseou-se em metodologia totalmente quantitativa, e que os interessados devem avaliar as ações, também pelo ângulo qualitativo.

Após todas as filtragens, a Enauta (ENAT3) despontou como a companhia que pode gerar o maior retorno de dividendos deste ano. Os 9,64% projetados pela Economática estão bem próximos da própria valorização estimada pelo mercado para o Ibovespa. Isto porque, na média, os analistas calculam que o índice encerre dezembro em 130 mil pontos.

Veja as 11 candidatas a pagar os maiores dividendos da Bolsa neste ano, segundo a Economática.

Empresa Código Retorno de dividendos (%)
Enauta ENAT3 9,64
Taesa TAEE11 9,63
Wiz WIZS3 8,32
Cyrela Commercial Properties CCPR3 6,8
AES Tietê TIET11 6,37
Transmissão Paulista TRPL4 6,26
Cyrela CYRE3 6,16
CPFL CPFE3 5,53
Camil CAML3 5,27
Porto Seguro PSSA3 4,37
Copel CPLE6 4,14

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 04/01/2021 - 15:11