Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

As 3 melhores ações para investir em dezembro, segundo 25 analistas

Diana Cheng
06/12/2021 - 12:17
Minério de ferro
Vale segue invicta no primeiro lugar da lista de recomendações de 25 analistas em dezembro (Imagem: Reuters/David Gray)

As três empresas mais mencionadas nas carteiras recomendadas de 25 instituições para dezembro são de commodities. Os analistas apostaram alto em mineradoras, siderúrgicas e petroleiras no último mês do ano, com Vale (VALE3) liderando o ranking de indicações.

A mineradora, citada 14 vezes desta vez, segue como o papel do momento. Entre as instituições com o ativo no portfólio, o Safra destacou que, mesmo com a queda dos preços do minério de ferro, a companhia muito provavelmente seguirá gerando fluxo de caixa sólido e mantendo níveis atrativos de remuneração (dividendos e recompra de ações) aos acionistas. O banco também mencionou a qualidade do minério da Vale.

A Órama Investimentos está na expectativa por um novo superciclo das commodities, em especial o minério de ferro.

“Além da retomada, vemos no horizonte estímulos vindo para reforma de infraestrutura nas economias desenvolvidas, o que vai aumentar a demanda por minério no futuro”, afirmou a corretora.

Resistente como aço

A ação da Gerdau (GGBR4) é a grande novidade de dezembro. Somando 12 recomendações no mês, o ativo garantiu o segundo lugar da lista de preferência dos analistas.

A Gerdau possui uma série de qualidades que o BTG Pactual (BPAC11) valoriza. Além do forte crescimento da receita e de uma boa geração de caixa, a companhia tem baixa alavancagem e atuação temática.

As restrições de oferta e demanda de aço preocupam, mas o BTG acredita que a ação da Gerdau já precifica uma forte queda dos preços da commodity em 2022 (cenário altamente improvável, segundo o banco).

Os analistas do BTG projetam uma boa demanda por aços longos, impulsionada pelo setor imobiliário. Na avaliação da instituição, a lucratividade das operações nos Estados Unidos tem potencial para expandir, principalmente com o pacote de infraestrutura de Joe Biden.

“Vemos a Gerdau como uma das poucas ações beneficiadas pelo Ibovespa“, acrescentou.

Gigante da Bolsa

Petrobras
Petrobras volta a se destacar como uma boa pagadora de dividendos (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A Petrobras, citada nove vezes, fecha o top 3 das ações mais recomendadas para dezembro.

Na avaliação do Nu invest, a tese de investimento da estatal conta com alguns diferenciais: desalavancagem bem sucedida, boa geração de caixa, preços do petróleo elevados e contínua redução da dívida frente ao Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) com a venda de ativos não essenciais.

A Petrobras também está voltando a se destacar como uma boa pagadora de dividendos. A cereja do bolo é o desconto do papel. O Nu invest entende que a Petrobras está barata e traz oportunidades para o investidor.

“A Petrobras está negociando a múltiplos descontados, em parte pelos receios de interferência política em suas atividades, que são reais, mas que acreditamos já estarem bastante precificados na cotação atual”, disse a instituição.

Segundo o Nu invest, os elevados dividendos podem fazer com que a companhia registre melhor performance que o Ibovespa no segundo semestre de 2021.

Confira como ficou o top 3 das ações recomendadas para dezembro:

Empresa Indicações
Vale (VALE3) 14
Gerdau (GGBR4) 12
Petrobras (PETR4) 10

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 25 instituições. Para dezembro, foram indicadas 102 ações, somando 262 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva InvestimentosBB InvestimentosBTG PactualCM Capital, Nu invest, Eleven, Elite, EmpiricusGenial InvestimentosGuide Investimentos, Inter Research, Itaú BBAMirae AssetMyCapModalmaisNectonNova Futura, Órama, PlannerBanco SafraSantanderTerra InvestimentosToroWarren.

Empresa Indicações
Vale 14
Gerdau 12
Petrobras 10
Lojas Renner 9
Itaú Unibanco 8
JBS 8
PetroRio 8
Weg 8
Klabin 7
Bradesco 6
Multiplan 6
Rede D’Or 6
Banco do Brasil 5
BTG Pactual 5
Suzano 5
Petz 4
Rumo 4
Via 4
Vibra Energia 4
ABC Brasil 3
Arezzo 3
Assaí 3
B3 3
CCR 3
Cosan 3
CPFL 3
Eneva 3
Natura 3
Randon 3
Santander 3
Simpar 3
Totvs 3
Vivo 3
Ânima 2
Caixa Seguridade 2
EDP Brasil 2
Energisa 2
Eztec 2
Iguatemi 2
Itaúsa 2
Light 2
Localiza 2
Movida 2
Neoenergia 2
NotreDame 2
Pão de Açúcar 2
Raia Drogasil 2
Sabesp 2
SulAmerica 2
Ultrapar 2
Vamos 2
3R Petroleum 1
Alupar 1
Amazon 1
Ambev 1
Inter 1
Banco Pan 1
BB Seguridade 1
Braskem 1
Centauro 1
Cesp 1
Copel 1
CVC Brasil 1
Dexco 1
Ecorodovias 1
Embraer 1
Ferbasa 1
Fleury 1
GPS 1
Grendene 1
Grupo Mateus 1
Hapvida 1
Intelbras 1
ETF S&P 500 1
Jalles Machado 1
JSL 1
Lojas Quero-Quero 1
Magazine Luiza 1
McDonald’s 1
Méliuz 1
Metalúrgica Gerdau 1
Minerva 1
MRV 1
Neogrid 1
Odontoprev 1
Oi 1
Oncoclínicas 1
Raízen 1
Romi 1
Sanepar 1
Santos Brasil 1
São Martinho 1
Sequoia 1
Sinqia 1
SLC Agrícola 1
Soma 1
Taesa 1
TIM 1
Transmissão Paulista 1
Unidas 1
Usiminas 1
Vivara 1

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Márcio Juliboni - 06/12/2021 - 12:17

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web