Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

As 4 apostas do BTG Pactual para compor o novo Ibovespa (e quem deve sair)

Márcio Juliboni
17/03/2020 - 14:53
B3 B3SA3 Ibovespa
B3: as ações da própria dona da bolsa devem perder espaço no Ibovespa, segundo o BTG Pactual (Imagem: Alberto Ruy/MInfra)

Em 4 de maio, a B3 (B3SA3), dona da bolsa de valores brasileira, deve divulgar a nova carteira teórica do Ibovespa que valerá até agosto. Como sempre, o mercado não vai esperar sentado pela notícia e já tenta antecipá-la. O BTG Pactual, por exemplo, acredita que quatro papéis serão incluídos no índice – e um sairá.

Na avaliação de Carlos Sequeira e Osni Carfi, que assinam o relatório do BTG, os quatro estreantes serão Minerva (BEEF3), com peso 0,14% no índice, CPFL (CPFE3), com 0,35%, PetroRio (PRIO3), com 0,16%, e Eztec (EZTC3), com 0,25%. Para a dupla, os papéis já entrariam para o Ibovespa com “pressão de compra”.

Na outra ponta, a Smiles (SMLS3) deve deixar o principal índice da bolsa.

Desconcentração

Os analistas acrescentam que a carteira que será divulgada em maio trará uma bem-vinda desconcentração do Ibovespa. Há um ano, segundo eles, o índice era composto por 65 papéis, e os sete mais negociados representavam 51% de seu peso.

Após o rebalanceamento esperado pelo BTG Pactual, o Ibovespa passaria a contar com 76 papéis, e seriam necessários somar os dez mais negociados para atingir 51% do peso. Além de acrescentar novas empresas, a revisão da carteira deve recalibrar a representatividade de papéis que já a integram.

O setor financeiro, por exemplo, pode perder espaço. O BTG Pactual estima que o Bradesco (BBDC4) terá seu peso reduzido de 1,67% para 1,55% do índice. Já a B3 (B3SA3) cairia de 5,75% para 5,61%. De outro lado, a Petrobras (PETR3) pode subir de 2,98% para 3,19%.

Última atualização por Márcio Juliboni - 17/03/2020 - 14:53

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web