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As comunidades de marca são o futuro das conversas com os consumidores

13 dez 2022, 10:31 - atualizado em 13 dez 2022, 9:46
marketing
As comunidades de marca são ferramentas cruciais para as marcas (Imagem: Unsplash/Windows)

Desde que a humanidade existe, as comunidades têm sido cruciais. Elas desempenham um papel enorme em unir as pessoas e dar-lhes um verdadeiro sentimento de pertencimento. As pessoas podem se tornar parte de uma comunidade por vários motivos, seja por valores e interesses compartilhados ou por um propósito comum, e isto pode incluir comunidades de marca que unem os clientes de uma empresa e imbuem o tão necessário senso de pertencimento entre os consumidores.

As marcas vêm construindo comunidades ao seu redor há muitos anos para estabelecer uma forte conexão com seus clientes. No processo, eles impulsionaram o aumento da retenção e fidelidade do cliente, pois as pessoas se apegam às marcas que conhecem e confiam.

Além de ajudar os clientes a se conectarem, as comunidades de marca podem oferecer muitas oportunidades para entender seus clientes e construir relacionamentos duradouros com conversas envolventes. Em um mundo onde a tecnologia oferece recursos que impulsionam o crescimento, a construção e a revitalização de comunidades, sua estratégia de negócios deve incorporar comunidades de marca.

Existem muitos exemplos de comunidades de marca bem-sucedidas por aí. Uma das mais reconhecidas é a Apple, que conquistou seguidores leais devido a sua ênfase na comunidade. Especificamente, a Apple Support Community ajudou a construir uma comunidade entre sua base de clientes.

A comunidade de suporte da Apple oferece suporte ponto a ponto com um local para os clientes se comunicarem e compartilharem experiências comuns. As pessoas podem pedir assistência aos administradores e outras pessoas, obter atualizações e discutir muitos outros tópicos entre si por meio de uma interação eficiente. Este é apenas um exemplo de sucesso.

Muitas outras marcas construíram comunidades em torno de si mesmas, incluindo Lego, Sephora, Airbnb e PlayStation.

Mas por que as pessoas iriam querer fazer parte de uma comunidade de marca?

As pessoas ingressam em comunidades por vários motivos principais, e as comunidades de marca não são exceção.
Psicologicamente, há uma necessidade que as pessoas querem preencher. Isso pode incluir a necessidade de confiar, se encaixar, ganhar valor próprio ou receber uma recompensa por bom comportamento.

Uma comunidade de marca sólida aumentará a confiança entre os consumidores, o que os levará a se abrir para suas marcas favoritas e outras da comunidade. A adaptação dará às pessoas um sentimento de pertencimento conforme as normas estabelecidas da comunidade e os comportamentos esperados.

Além disso, as pessoas nessas comunidades sentirão que a marca realmente as valoriza e, por sua vez, terão valor para contribuir com a comunidade. Eles também vão gostar de fazer parte da comunidade em troca de certas recompensas e capacitação geral.

Se você conseguir criar uma comunidade de marca que atenda a essas necessidades, poderá se conectar mais fortemente com os consumidores a longo prazo, com certeza.

E os consumidores hoje exigem conversas colaborativas

As marcas costumavam direcionar a conversa sobre si mesmas. Mas esse não é mais o caso – graças à tecnologia. Agora são os consumidores que iniciam e conduzem a narrativa. Eles querem co-criar a conversa e construir uma comunidade em torno dela. As comunidades de marca são uma ótima maneira de as marcas oferecerem um espaço para essas oportunidades de comunicação.

Essas comunidades também aumentam a lealdade entre os usuários que se sentem pertencentes, e você pode aproveitar a oportunidade para explorar o zeitgeist cultural por meio delas. Em última análise, as comunidades de marca tratam de conversar com os consumidores, em vez de simplesmente permitir monólogos. Você está criando um método de comunicação bidirecional que faz as pessoas se sentirem ouvidas e valorizadas.

Existem muitos outros benefícios decorrentes do desenvolvimento e manutenção de uma comunidade de marca saudável, incluindo uma comunidade no aplicativo. Com uma comunidade in-app instalada, as marcas podem usar as percepções dos clientes para informar suas decisões de negócios. Prestar atenção às conversas sobre gostos, desgostos, desejos e necessidades dos usuários também pode ajudar as marcas a criar ainda mais lealdade e criar defensores da marca.

Por que as comunidades de marca são o futuro das conversas com os consumidores

As comunidades de marca continuarão sendo críticas para marcas e consumidores. Se você puder construir uma comunidade forte que conecte você com seus clientes e os conecte uns com os outros, você experimentará um crescimento em um nível totalmente novo.

Você pode começar aprendendo sobre o que seus clientes querem ver de você e sobre o que eles são. A partir disso, pode começar a moldar uma experiência de comunidade que ajudará seus clientes a se sentirem como se pertencessem a um grupo de pessoas como eles. Você também se estabelecerá como um líder do setor que realmente se preocupa com seus clientes e suas opiniões.

É importante não esquecer que, embora as marcas sejam as anfitriãs de suas respectivas comunidades, essas comunidades são espaços que pertencem aos consumidores. Isso significa que os consumidores acabarão guiando a conversa.

Combinada com ofertas de alta qualidade e marketing eficaz, uma comunidade de marca pode permitir que seu negócio floresça.

Formado em marketing, Luiz atua há mais de 8 anos no mercado mobile e digital passando por empresas como Oracle e AppsFlyer. Tendo vasta experiência com estratégias de mobile growth e engajamento de clientes, o profissional atualmente é líder da área de vendas da CleverTap, com foco na expansão do mercado brasileiro. Apaixonado por futebol, música e voluntariado.
Formado em marketing, Luiz atua há mais de 8 anos no mercado mobile e digital passando por empresas como Oracle e AppsFlyer. Tendo vasta experiência com estratégias de mobile growth e engajamento de clientes, o profissional atualmente é líder da área de vendas da CleverTap, com foco na expansão do mercado brasileiro. Apaixonado por futebol, música e voluntariado.
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