Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

As três visões sobre os caminhos para se atingir a riqueza de uma nação

12/10/2020 - 19:05

1) O mercado tudo resolve. Só deixar o sistema econômico funcionar sem entraves, resultados ótimos serão atingidos, países, pessoas e empresas se especializarão em suas vantagens comparativas. O mercado será capaz de alocar tudo com eficiência dentro dos países e no mercado mundial. Basta o governo não atrapalhar, garantir os contratos, segurar gastos públicos e inflação etc (visão panglossiana do mundo).

2) Sem estado nada é possível. O setor privado defende o interesse de poucos e produz enormes desigualdades e ineficiências via monopólios e conluios. Só o espírito público pode salvar, o planejamento central garante igualdade e oportunidade a todos; o mercado nunca será capaz de construir uma sociedade justa e igualitária. Só o estado salva.

3) O mercado depende do estado e vice-versa. O livre funcionamento do mercado produz monopólios dentro dos países e na economia mundial travando oportunidades para os novos entrantes. Os monopólios generalizados geram ineficiência a partir do próprio funcionamento do mecanismo de mercado (falhas de mercado, second best, etc); o governo precisa intervir para garantir o bom funcionamento dos mercados; muitas vezes os governos são corruptos e incompetentes, atendem a interesses específicos e produzem “rent seeking” e muita ineficiência. um sistema de “checks and balances” precisa funcionar com mercado vigiando o estado e vice versa. O estado abre alas, as empresas dominam a área. Claro que são caricaturas (um pouco) mas ajudam a entender as brigas entre economistas no Brasil e no Mundo hoje!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Diana Cheng - 09/10/2020 - 19:24

Cotações Crypto
Pela Web