Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ativa troca banco por petroleira em sua carteira de recomendações para janeiro; confira o top 15

Iasmin Rao Paiva
05/01/2022 - 8:39
Homem sobre papéis para investimento
A PetroRio entrou no lugar do Bradesco, após a corretora optar por reduzir sua posição em bancos (Reprodução: Freepik)

A Ativa Investimentos incluiu a PetroRio (PRIO3) em sua carteira de recomendações de ações para este mês. A empresa entrou no lugar do Bradesco (BBDC4), após a corretora optar por reduzir sua posição em bancos e manter o destaque para o Itaú (ITUB4), com um peso de 10%. 

Segundo o relatório, a troca foi justificada pela visão positiva sobre a atual dinâmica do setor de petróleo e gás. “O preço internacional do petróleo deve permanecer sustentavelmente alto em função do desarranjo entre a demanda crescente por energia no mundo e a oferta, cujo incremento ao longo da próxima década deverá ser limitado.”

Dentre os destaques do mês anterior, a Ativa explicou que a Vale (VALE3) teve o maior rendimento da carteira, de 1,25%. A companhia anunciou a venda de ativos de carvão e a intenção em se firmar como uma das maiores produtoras de níquel no futuro.

A empresa também foi beneficiada pela elevação da cotação do minério de ferro, “em função da expectativa do mercado que o governo chinês promova a retomada de estímulos econômicos ao gigante asiático”. A mineradora tem um peso de 10% dentre as empresas recomendadas. 

Apesar disso, a rentabilidade da carteira em dezembro foi de 0,6% e não conseguiu superar a do Ibovespa, que cresceu 2,9%. Já no acumulado histórico da carteira, desde 2009, sua valorização é de 81,2%, maior do que o índice, que subiu 50,5%.

Confira todas as empresas recomendadas pela Ativa para janeiro: 

Empresa Ticker Peso
Itaú ITUB4 10,0%
Vale VALE3 10,0%
PetroRio PRIO3 7,5%
Vibra Energia VBBR3 7,5%
Gerdau GGBR4 7,5%
JBS JBSS3 7,5%
Rede D’Or RDOR3 7,5%
Natura NTCO3 7,5%
Arezzo ARZZ3 5,0%
Grupo Mateus GMAT3 5,0%
Lojas Renner LREN3 5,0%
RD RADL3 5,0%
SulAmérica SULA11 5,0%
Petz PETZ3 5,0%
Light LIGT3 5,0%

 

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Kaype Abreu - 05/01/2022 - 8:39

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto