Internacional

Autoridades do BC japonês alertam para atraso na recuperação e riscos relacionados à China

28 set 2021, 8:50 - atualizado em 28 set 2021, 8:50
BOJ
“Alguns membros disseram que o momento de uma recuperação completa da economia do Japão provavelmente será um pouco adiado” em comparação com suas projeções de abril, segundo a ata (Imagem: REUTERS/Issei Kato)

Algumas autoridades do banco central do Japão alertaram para o risco de um atraso na recuperação econômica do país, já que o estado de emergência imposto para combater a pandemia de coronavírus pesou sobre o consumo, mostrou a ata de sua reunião de julho, divulgada nesta terça-feira.

Embora a diretoria do banco, de nove membros, tenha concordado que as exportações robustas e as despesas de capital sustentariam o crescimento, alguns também pediram mais vigilância frente aos riscos do exterior, como as consequências de uma possível desaceleração da economia chinesa, mostrou o documento.

“Alguns membros disseram que o momento de uma recuperação completa da economia do Japão provavelmente será um pouco adiado” em comparação com suas projeções de abril, segundo a ata.

“Muitos membros disseram que as perspectivas econômicas no exterior eram altamente incertas, com vários riscos”, mostrou a ata, citando um membro que disse que a possibilidade de desaceleração da economia da China “deve ser levada em consideração”.

“Se o aumento nas taxas de juros de longo prazo dos Estados Unidos acelerar, devemos estar vigilantes quanto ao risco de saída de capital das economias emergentes”, disse outro membro.

Na reunião de 15 e 16 de julho, o Banco do Japão deixou a política monetária inalterada, mas cortou sua previsão para o crescimento deste ano em relação às estimativas de abril, uma vez que o estado de emergência restringiu o consumo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.