Autoridades dos EUA investigam denúncias de manipulação do “índice do medo” VIX
Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini
Autoridades reguladoras do mercado americano de capitais estão investigando denúncias de manipulação do índice de volatilidade do mercado de ações, o VIX. Apelidado de “índice do medo”, o VIX tem por base o mercado de opções sobre o Índice Dow Jones e é negociado na Bolsa de Opções de Chicago (Cboe).
O índice sobe de acordo com os prêmios definidos nessas opções e deveria refletir a expectativa de oscilação do S&P 500, mas vinha já há tempos se descolando do mercado real. Fundos que apostavam na queda do VIX perderam bilhões de dólares na semana passada e levantaram suspeitas sobre a lisura do indicador, a ponto de o CS First Boston decidir liquidar as posições nesse mercado de seus fundos.
Segundo as denúncias, um investidor usou os sistemas de algoritmos para influenciar o VIX, colocando milhares de ordens de compra ou venda das opções do S&P, fazendo com que o índice de volatilidade flutuasse para cima ou para baixo, de acordo com seus interesses. Bilhões de dólares teriam sido ganhos com essa manipulação eletrônica.
A denúncia, segundo a Bloomberg, foi feita por um advogado de Washington, Jason Zuckerman, em carta enviada segunda-feira à Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM americana) e à Commodity Futures Trading Commisson, que cuida dos mercados de commodities e futuros nos EUA. O advogado não identificou o cliente, mas disse que ele ocupou cargos de destaque em algumas das maiores firmas de investimento do mundo”.
Já o The Wall Street Journal informou que a Financial Industry Regulatory Authority (Finra, órgão autorregulador do mercado americano) está investigando se operadores colocaram ordens no mercado de opções também para manipular o VIX.
Representantes da Cboe disseram que estão averiguando as denúncias, mas que ela teria diversas informações erradas sobre os mercados. Mesmo assim, a expectativa é que tanto a SEC quanto a Cboe e Finra façam uma investigação sobre o caso.
O VIX chamou a atenção na semana passada, quando as fortes quedas dos índices americanos, de mais de 4% no Dow Jones e no S&P 500, fizeram o índice dobrar de preço, provocando pesadas perdas para fundos que apostavam na queda da volatilidade, e não na sua alta. Isso apesar dos índices estarem registrando nos últimos dois anos os menores níveis de volatilidade da história.