B3 e bancos fecham neste feriado; veja o funcionamento de outros serviços
A Bolsa de Valores (B3) e as agências bancárias estarão fechadas no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nesta segunda-feira (12). As agências dos Correios e do INSS e outros serviços públicos também não terão operações.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias de instituições financeiras todo o país não terão atendimento presencial. Nas localidades em que não houver feriado estadual ou municipal na terça-feira (13), o atendimento será retomado.
Os canais digitais das instituições financeiras estarão disponíveis para realizar operações. O Pix seguirá funcionando 24 horas por dia, inclusive durante fins de semana e feriados.
Vale destacar que a Febraban recomenda que clientes se programem para operações que dependam da compensação bancária.
Bolsa de Valores (B3)
A B3 não terá pregão na segunda-feira (12). A paralisação abrange os mercados de renda variável (ações) e operações de renda fixa privada.
Também não haverá registro de operações, compensação e liquidação. As negociações serão retomadas na terça-feira (13).
Agências do INSS e dos Correios
As agências dos Correios e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país também estarão fechadas. As atividades voltarão normalmente nesta terça-feira (13).
Os canais digitais do INSS seguirão disponíveis durante as datas. Portanto, solicitações de benefícios, agendamentos e outros serviços poderão ser realizados pelo Meu INSS, no site ou aplicativo, com acesso 24 horas por dia.
A central telefônica 135, que também estará disponível no feriado, funcionará com atendimento apenas por robôs.
Rodízio de carros em São Paulo
Na cidade de São Paulo, o rodízio municipal de veículos ficará suspenso nesta segunda e veículos com placas final 1 e 2 poderão circular normalmente pela região onde há rodízio, no centro expandido.
Shoppings e comércios de rua
A maioria dos shoppings centers funciona em feriados, mas normalmente com horário especial, similar ao de domingo.
As lojas costumam abrir das 14h às 20h em dias como o feriado de Nossa Senhora Aparecida, enquanto praças de alimentação e lazer abrem mais cedo.
Já o funcionamento de lojas e comércio de rua dependerá de o comerciante decidir se abrirá ou não. Por isso, vale consultar cada caso individualmente.
*Sob supervisão de Gustavo Porto